fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:20 Sem categoria

Curitiba e Londrina terão palestras de esclarecimento sobre o novo plano de benefícios dos trabalhadores no banco Itaú Unibanco, inscritos no atual PAC; eventos acontecem de hoje até quinta-feira

Trabalhadores bancários no Itaú Unibanco, participantes do PAC, terão palestras para ajudar na decisão de migração; a adesão acontece até o dia 09 de março de 2010

Dentro do processo de melhorias solicitadas pelo movimento sindical, no que diz respeito às mudanças que precisam ocorrer no Plano de Aposentadoria Complementar, um plano de benefícios previdenciários administrado pela Fundação Itaubanco e pertencente aos trabalhadores que entraram diretamente no banco Itaú até o dia 31 de julho de 2002, o novo passo é o esclarecimento de todos os participantes ativos para que possam tomar a decisão que lhes cabe.

Para fazer frente a esta necessidade, os nossos sindicatos estão colocando as instalações das sedes à disposição para realização de palestras com o objetivo de informar sobre o conjunto de mudanças, bem como, proporcionar o esclarecimento das possíveis dúvidas antes da decisão de migração para o novo plano, já aprovado pela Secretaria de Previdência Complementar e que se chama Plano ITAUBANCO CD.

Locais das palestras no Paraná:

1) em Curitiba:

– dia 11 de janeiro de 2010, às 16 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários. Esta é a sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, que fica na Rua Piquiri, 380, bairro Rebouças, em Curitiba;

– dia 12 de janeiro de 2010, às 16 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários. Esta é a sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, que fica na Rua Piquiri, 380, bairro Rebouças, em Curitiba; e

– dia 13 de janeiro de 2010, às 16 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários. Esta é a sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, que fica na Rua Piquiri, 380, bairro Rebouças, em Curitiba.

2) em Londrina:

– dia 14 de janeiro de 2010, às 16 horas, no Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, que fica na Rua Rio de Janeiro, 854, em Londrina.

É bom lembrar que, mesmo após estas palestras, permanecendo as dúvidas sobre todo este processo, o canal efetivo de consulta dos trabalhadores bancários são os sindicatos.

Neste sentido, a FETEC-CUT-PR, disponibiliza o endereço eletrônico conselheiroseleitos@localhost para recepcionar as questões e esclarecer o que for necessário.

FETEC-CUT-PR.

==================================================

Detalhes do Novo PAC já estão disponíveis

Sindicato recomenda que bancários não façam adesão precipitadamente

São Paulo – Após 14 meses de intensa negociação com o Itaú, o Sindicato, por meio de representantes eleitos pelos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, conseguiu desenhar um novo plano previdenciário que corrige várias distorções presentes nos diferentes planos do Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) atual.

Os três perfis do PAC atual apresentam problemas, a começar pela ausência do benefício de pensão. Esses planos também têm diferentes formas de correção anual do benefício a ser recebido, sendo que o PAC 3 (para os que entraram no Itaú de 1980 até 2002) é o mais prejudicado pois é corrigido pela TR. Além disso, desde a reforma da Previdência Social que instituiu o Fator Previdenciário, o Itaú adotou um redutor do benefício, aplicando o fator W e a UP (Unidade Previdenciária) que ano a ano diminui o valor a ser recebido como complemento, levando a um aumento grande de benefícios “zerados”.

No Novo PAC, além da individualização das reservas, o participante terá direito a verter contribuições para o fundo para aumentar seu complemento e o Itaú, além das contribuições advindas do PAC atual, aportará mais 1% da folha de pagamento total dos que aderirem, distribuídos por faixa salarial. Fica instituído também o direito de pensão em caso de morte do participante.

Uma outra modificação é a possibilidade de antecipar a aposentadoria aos 50 anos. “Mesmo que possa parecer interessante para o participante, o Sindicato entende que não é vantajoso, na medida em que se perdem as contribuições que seriam feitas pelo Itaú entre os 50 e 55 anos e a rentabilidade correspondente, além de consumir as reservas constituídas mais cedo”, alerta André Luis Rodrigues, diretor do Sindicato.

Outras vantagens do Novo PAC estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além das diferentes formas de recebimento do benefício e do direito de portabilidade.

Mais um dado importante é que a adesão ao novo plano é opcional, podendo o participante escolher se ficará no seu plano atual ou se fará adesão ao novo plano. Para isso será possível simular os valores no site da Fundação Itaubanco e optar por aquilo que considerar mais vantajoso.

Até março – O prazo para adesão ao Novo PAC vai até março deste ano. “O Sindicato recomenda que não se faça a adesão precipitadamente. Estudar se é melhor o plano atual ou o novo deve ser feito com muito cuidado e considerando as necessidades e preocupações de cada participante”, reforça André.

Além dos materiais que estão sendo disponibilizados pela Fundação, o Sindicato também vai distribuir material específico detalhando o Novo PAC para que os bancários possam fazer a melhor opção. Os participantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o diretor do Sindicato André Luis Rodrigues, que também é conselheiro deliberativo da Fundação Itaubanco: 3188-5272 ou andreluis@spbancarios.com.br.

Redação – 07/01/2010

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close