fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:32 Sem categoria

Contraf-CUT cobra PLR cheia do banco Itaú Unibanco; enquanto isto, trabalhadores podem aderir ao novo plano de benefícios previdenciários até o dia 09 de março, terça-feira

Contraf-CUT cobra PLR cheia do Itaú Unibanco. Negociação prossegue quarta

A Contraf-CUT e o Itaú Unibanco realizaram nesta sexta-feira, dia 5, nova negociação a respeito da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O debate não chegou a uma conclusão e uma nova rodada ficou agendada para a próxima quarta-feira, dia 10, também em São Paulo.

O movimento sindical manteve a reivindicação de pagamento integral da PLR para todos os bancários, alcançando o teto de 2,2 salários limitado a R$ 14.696. A regra estipulada pelo banco definiu o pagamento da PLR no teto a apenas 46% dos trabalhadores, que estão na faixa salarial de até R$ 2.836.

A pedido dos trabalhadores, o banco realizou apresentação sobre o balanço da empresa. “Foi um debate técnico e que ainda não chegou ao fim. Continuamos cobrando o pagamento da PLR cheia para os trabalhadores, o que vinha sendo uma tendência no banco. Se no ano passado, com um lucro menor, o banco pagou a PLR pelo teto porque esse ano seria diferente?”, questiona Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

======================================================

É HORA DE DECISÃO: trabalhadores bancários que ingressaram no Itaú até 31 de julho de 2002, têm até o dia 09 de março para migrar para o novo plano de benefícios previdenciários; PLR faltante continua na ordem do dia
Sindicatos se colocam à disposição para esclarecer eventuais dúvidas dos trabalhadores bancários.

Os trabalhadores bancários no Itaú Unibanco (ingressos diretamente no banco Itaú até 31 de julho de 2002) têm até o dia 09 de março para decidir se permanecem no plano vigente (PAC) ou se migram para o novo Plano de Benefícios da Fundação Itaubanco, denominado Plano Itaubanco CD.

Resultado dos esforços empreendidos pelo movimento sindical e de intensa negociação com o banco, o novo plano busca corrigir várias distorções presentes no PAC atual. Contudo, a adesão é opcional e envolve várias decisões.

Dentre as escolhas possíveis, os trabalhadores devem optar pelo regime tributário e definir a forma de recebimento dos benefícios. O Sindicato reitera que é de extrema importância que os bancários se informem antes de tomar as decisões. “Diante deste momento importante para os trabalhadores filiados ao PAC, o Sindicato está ao lado de todos para contribuir nos esclarecimentos necessários”, explica José Altair Sampaio, conselheiro deliberativo eleito no Funbep.

Nova realidade – Entre as principais mudanças, o Itaubanco CD conta com o benefício de pensão por morte, em que todo o patrimônio restante, na ocasião do falecimento do participante, passa a ser da família ou dos herdeiros legais. Outras vantagens do novo plano estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além do direito de portabilidade.

Conquistas – Após a adesão, os bancários terão transferido para sua conta previdenciária um valor inicial que recebe o nome de ‘reserva de transação’ e que diz respeito ao patrimônio acumulado desde a entrada no banco até a data de adesão.

Além disso, mensalmente, o trabalhador terá dois novos créditos: o primeiro, denominado ‘conta vinculada’, referente ao momento da adesão até os 55 anos; e o segundo, que são novos valores pagos pelo banco ao novo plano.

Os bancários que fizerem a adesão podem também optar por agregar novos recursos ao plano e, assim, contribuir com o aumento de sua aposentadoria.

A luta continua – Os demais planos de benefícios previdenciários no conglomerado Itaú Unibanco (Fundação Itaubanco, Funbep, Prebeg, e UBB-Prev) permanecem inalterados. Apesar dos avanços conquistados com o Plano Itaubanco CD, a luta dos bancários está longe de terminar. Muitos trabalhadores do Itaú Unibanco ainda não têm nenhum plano de aposentadoria fechado. Garantir esse benefício a todos é o próximo desafio.

Em caso de dúvida, os bancários podem entrar em contato com o Sindicato, pelo telefone (41) 3015-0523.

O conselheiro deliberativo eleito no Funbep José Altair Sampaio também está disponível para esclarecer as dúvidas através do e-mail conselheiroseleitos@localhost ou pelo telefone 041-33229885.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close