fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:18 Sem categoria

Trabalhadores paranaenses querem a implantação do Sistema Estadual de Economia Solidária

A Economia Solidária foi discutida durante a II Conferência Regional realizada em Curitiba nesta sexta-feira (26) com o lema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, debatendo a atividade como estratégia de desenvolvimento para os territórios, avaliando avanços, desafios e políticas públicas. O evento aconteceu no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários.

Participaram do evento os representantes de empreendimentos solidários, entidades de apoio e organizações da sociedade civil e, gestores públicos da capital paranaense, municípios da Região Metropolitana, do litoral e também do Vale do Ribeira.

“Entre as várias reinvindicações que a etapa regional levará para a Conferência Estadual, está a urgência de um marco legal para o estado com aprovação de Lei específica para implantação do Sistema Estadual de Economia, incluindo a criação do Conselho Estadual e o Fundo orçamentário para fomento das atividades dos empreendimentos.

Enquanto não houver um sistema público a economia solidária ficará à mercê de programas e ações pontuais de governos e da boa vontade política dos representantes do poder púbico.

O Paraná tem quase 50 mil trabalhadores e trabalhadoras na economia solidária segundo dados do Ministério do Trabalho (2007), este número é crescente nas ataiviades coletivas e de autogestão, então precisamos de políticas públicas integradas, articuladas e permanentes para um segmento que é importantíssimo para promover o desenvolvimento local sustentável, para a inclusão social e para uma mudança de comportamento da sociedade com relação ao meio ambiente e consumo” – diz Maria de Fátima Costamilan da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT/PR, uma das entidades que compõem o Forum Paranaense de Ecosol.

A Secretaria de Estado do Trabalho que esteve presente no evento informou que 700 paranaenses serão beneficiados nos cursos de qualificação em 17 turmas para cursos de reciclagem e 18 turmas no setor de alimentação. O investimento é de R$ 250 mil.

O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, ADS/CUT, Fórum Estadual de Economia Solidária; ONG Moradia e Cidadania, FETEC-CUT-PR, Instituto Miguel e Cecília Stuzata, sendo realizado na sede cultural do sindicato dos Bancários de Curitiba.

Outras Conferências serão realizadas em regiões do Paraná. Ainda nesta sexta-feira (26) acontece uma Cascavel, que abrange cidades das regionais de Cascavel e Foz do Iguaçu. Em Maringá, será no sábado (27), para as regiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. Ainda estão previstas, para o mês de abril, reuniões em Londrina, Irati, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Jacarezinho.

ECONOMIA SOLIDÁRIA – A Atividade é uma forma alternativa de geração de trabalho e renda, a favor da inclusão social. São diversas práticas econômicas e sociais organizadas sob forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, entre outras. Entre as atividades exercidas pelos grupos estão: artesanato, produção e comércio de alimentos, costura e teatro.

Por FETEC-CUT-PR com informações do sítio www.aenoticias.pr.gov.br.

Close