fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:17 Sem categoria

Caçe um fanstasma nesta quarta-feira; movimentos sociais paranaenses querem investigação séria na Assembleia Legislativa

Quarta-feira é dia de “caçar fantasmas”

Os movimentos sociais voltam a protestar contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira [31/03]. Os militantes se reúnem a partir das 09 horas, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, e de lá saem em marcha até a Casa de Leis.

A manifestação é contra os atos secretos e a existência de funcionários fantasmas na Assembleia. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná e a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as denúncias de irregularidades.

Na terça-feira da semana passada os movimentos sociais já haviam realizado uma manifestação em frente à Alep e prometem continuar com os protestos até que ocorra a cassação dos parlamentares envolvidos, a exoneração dos fantasmas e a devolução das verbas desviadas dos cofres públicos.

:: Carta dos Movimentos Sociais

MOVIMENTO CAÇA FANTASMAS

Durante as últimas semanas uma série de denúncias trouxe à tona uma notícia que não é surpresa para ninguém: o mal uso do dinheiro público na Assembleia Legislativa do Paraná. A contratação de mais de 600 funcionários fantasmas foi comprovada. Isso não é novidade para quem acompanha um pouco da política paranaense. As primeiras denúncias de contratações irregulares surgiram nas eleições de 2008. A denúncia era vinculada ao Prefeito Beto Richa, que durante anos empregou a sogra do seu chefe de gabinete na Assembleia Legislativa.

No último dia 23 de março, os movimentos sociais deram a primeira resposta para a crise de corrupção que envolve a Assembleia Legislativa do Paraná há anos. Mesmo assim, nenhuma resposta concreta de apuração foi dada por parte dos parlamentares.

Depois do da última terça-feira, 23/03 a Policia Federal e o Ministério Público Paranaense se sensibilizaram e prometem entrar no caso para investigar a fundo a farra com o Dinheiro Público que acontece dentro da dita “Casa do Povo”.

Para que se cumpra a investigação a fundo, e para que a sociedade paranaense faça pressão pela transparência na “Casa do Povo”, precisamos ocupá-la. Mostrar para o conjunto dos parlamentares que estamos “de olho” em tudo que acontece na Assembleia Legislativa, e quem não se posicionar pela transparência uso correto do Dinheiro Público, será cobrado pelo povo nas eleições de 2010.

O MOVIMENTO CAÇA FANTASMAS convoca toda sociedade paranaense para que se incorpore a intensa agenda de mobilizações. Sem pressão popular, a tendência é que tudo acabe sem que medidas que realmente corrijam as falcatruas que acontecem na Assembleia faz anos.

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 31 DE MARÇO, OS CAÇA FANTASMAS VOLTAM ÁS RUAS, 09 hs, NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, mostrar aos Deputados do Paraná que não aceitaremos desculpas esfarrapadas. Cobraremos ações que realmente resolvam a fundo o problema de corrupção da Assembleia Legislativa do Paraná.

Uma AUDITORIA PÚBLICA independente, sem interferência dos parlamentares, ACOMPANHADA PELA SOCIEDADE CIVIL, que investigue a fundo as contas dos últimos anos, quando a ALEP foi conduzida por Aníbal Kuri, Hermas Brandão e Nelson Justus.

APURAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL, com AFASTAMENTO DA MESA-DIRETORA da Assembleia Legislativa das investigações, que já teve oportunidade para promover as investigações e nada foi feito!

SÓ AFASTAMENTO NÃO BASTA. Exigiremos a EXONERAÇÃO DOS FANTASMAS, E DIRETORES ENVOLVIDOS, a CASSAÇÃO DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES ENVOLVIDOS. Além é claro, da DEVOLUÇÃO do dinheiro desviado aos COFRES PÚBLICOS.

Entidades que assinam a carta: UPE, UPES, CUT, APP Sindicato, Sindipetro PR/SC, MNLM, UJS, Movimento Mudança, Movimento Kizomba, IDDEHA, ACNAP, Juventude do PT, PcdoB, Juventude do PV, Sindjus, PT Curitiba.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close