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Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação afirma que faltam recursos para financiar igualitariamente a educação no Brasil

Conferência Nacional de Educação

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto de Almeida, falou nesta terça-feira (30) na Conferência Nacional de Educação (Conae) sobre a relação entre a educação pública de qualidade e o sistema tributário brasileiro. Segundo Milton, faltam recursos para bancar uma educação de qualidade no Brasil.

O vice-presidente da CNTE afirmou que o Brasil tem uma carga tributária que representa mais de 33,8% do PIB (Produto Interno Bruto: a riqueza que o país produz). No entanto, apenas 4% desse valor de tributos pagos pelos brasileiros retornam para a Educação.

Ao falar sobre as desigualdades do sistema tributário brasileiro, Milton afirmou que as diferenças são notáveis entre os que pagam: “A realidade brasileira retira mais de quem tem menos”; e entre os que recebem: “O Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo e a menor capacidade de financiar a Educação. O desequilíbrio é brutal”.

O consultor para Assuntos Educacionais do Congresso Nacional, professor Paulo de Sena Martins, listou algumas possibilidades de novas fontes de recursos para financiar a Educação no Brasil. Ele citou, dentre outros, recursos que possam vir, futuramente, com a criação do Fundo Social do pré-sal; a garantia do não retorno da cobrança da DRU (Desvinculação das Receitas da União) sobre os recursos federais destinados à Educação (a desvinculação foi promulgada pelo Congresso Nacional em novembro do ano passado); e a inclusão de parcela das contribuições sociais para a Educação.

Por CNTE.

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CNTE lança revista com o retrato e a história dos trabalhadores nas escolas

A CNTE lançou nesta segunda-feira (28), durante a Conae 2010, a quinta edição da revista Retratos da Escola. Com o tema Funcionário de Escola; identidade e profissionalização, a revista revela a realidade desses profissionais e busca recuperar a história desse importante segmento e suas lutas em prol da sua organização. Apresenta, ainda, indicadores e análises sobre a trajetória desses profissionais por reconhecimento como protagonistas da educação.

Roberto Leão, presidente da CNTE, lembrou o papel importante que esses profissionais desempenham dentro da escola. “Eles passam mais tempo com os alunos que os próprios professores, têm um papel fundamental na formação dos alunos, principalmente de aconselhamento e na educação para a vida”.

João Alexandrino, diretor do DEFE da CNTE, agradeceu a iniciativa da revista e salientou que é um momento histórico para categoria, “construído com paixão, lágrimas e muita dedicação”. Ele lembrou que a realidade dos espaços escolares brasileiros está mudando e um dos motivos é o programa federal – Profuncionário, que visa a profissionalização dos funcionários de escola. Disse que a categoria pode comemorar conquistas como o reconhecimento dos funcionários de escola como educadores.

Juçara Vieira, coordenadora da Escola de Formação da CNTE, disse que esta edição é um marco. Pela primeira vez, uma publicação analisa a condição dos funcionários de escola. “Ousamos entrar em um campo novo de pesquisa para a academia”.

Luiz Dourado, editor da Revista, lembrou que esta edição também é comemorativa aos 15 anos de atividades do Departamento de Funcionários da CNTE (DEFE) e convidou o público a se unir aos diálogos instigados pela revista de levar o tema do compromisso de se produzir um trabalho cientifico, como é o caso da Retratos da Escola, e manter sua produção como algo que instiga, formula e produz novos olhares acerca da prática de ensino/aprendizagem.

Em seguida, os autores dos artigos foram homenageados e falaram da experiência de levar esse tema revelar a realidade desses profissionais, invisíveis para muitos, estão contribuindo para construir uma educação de qualidade. Para Leda Scheib, do conselho editorial da Revista Retratos da Escola, “o funcionário de escola é um ator que está presente, e precisa estar presente também nas políticas públicas”.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento da CNTE na Conae. Participaram do lançamento a delegação internacional convidada pela CNTE, composta por representantes do movimento sindical do Uruguai, Nicarágua, Curaçao, Chile, Paraguai e Argentina; Francisco Chagas Fernandes, coordenador da CONAE, diretores da CNTE, estudantes, profissionais da educação, membros de entidades acadêmicas e interessados pelo tema educação.

Por CNTE.

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