fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:35 Sem categoria

Justiça manda vacinar toda população do Paraná contra gripe suína

Justiça concede liminar e manda vacinar toda população do Paraná contra gripe suína

Curitiba – A população do Paraná, estimada em 10,7 milhões de pessoas, deverá ser imunizada contra a influenza A (HIN1) – gripe suína, conforme liminar concedida na tarde de hoje (12) pela 2ª Vara Federal de Curitiba.

A decisão, alterando determinação inicial da campanha de vacinação, que excluía algumas faixas etárias consideradas de risco no estado, é resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) no último mês de março.

A liminar determina que a União compre as vacinas em um prazo de 20 dias após tomar conhecimento da decisão, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

De acordo com a Justiça, o Sul do país é mais suscetível à incidência do vírus, em consequência de suas condições climáticas. O Relatório de A (H1N1) Pandêmico – Dados Epidemiológicos, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, indica uma maior incidência da doença no Paraná em relação aos outros estados brasileiros.

Entre os paranaenses, os grupos de maior risco de morte, divididos por faixa etária e obedecendo a uma ordem sequencial decrescente são: de 50 a 59 anos, de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 20 a 29 anos. Entre os casos de óbitos sem comorbidades aparecem os grupos de 50 a 59 anos e o de 30 a 39 no mesmo patamar, seguidos pelos grupos de 40 a 49 anos e 20 a 29 anos.

Já o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde contempla gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos; jovens de 20 a 29 anos; adultos de 30 a 39 anos e os idosos, com mais de 60 anos, com doenças crônicas.

De acordo com a liminar, considerando esses dados, a Secretaria de Estado do Paraná para 5.399.569 doses de vacina para imunizar o grupo de risco, isto é, pessoas de 50 a 59 anos, os de 40 a 49 anos e os de 3 a 19 anos.

Dados da secretaria paranaense de Saúde, usados na decisão da Justiça, mostram que os grupos mais atingidos pela doença, no estado, estão na faixa etária de 50 a 59 anos, 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e 20 a 29 anos – sendo que os dois primeiros estão fora da lista da campanha nacional. A secretaria já teria solicitado mais de 5,3 milhões de doses da vacina para imunizar os grupos não contemplados.

Das 50 mortes registradas no Brasil, de janeiro a abril deste ano, oito ocorreram no Paraná, conforme levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (9). O estado é o segundo com a maior cobertura de vacinação (59,8%) desde o início da campanha, ficando atrás apenas do Maranhão (63,5%).

A União e o estado do Paraná ainda podem recorrer da decisão.

Por Lúcia Nórcio – Repórter da Agência Brasil. Edição: João Carlos Rodrigues e Lana Cristina.

===================================

OMS inicia revisão de medidas de combate à gripe suína

Brasília – Um grupo de 29 especialistas iniciou hoje (12) a revisão do plano de ação da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que o organismo está pronto para uma revisão “franca, crítica e transparente” das medidas incluídas no plano de ação. “Queremos saber o que funcionou bem, o que funcionou mal e o porquê. Queremos saber o que podemos fazer melhor e como”, afirmou Margaret.

O comitê de revisão é composto por especialistas independentes e representantes de organizações não governamentais.

O vírus da influenza A (H1N1) – gripe suína – alastrou-se por 213 países desde o ano passado, gerando uma pandemia e exigindo da OMS a adoção de medidas para conter o número de mortes, que serão agora analisadas pelo comitê.

De acordo com último boletim da OMS, já foram registradas mais de 17.700 mortes no mundo em decorrência da doença.

Por Carolina Pimentel – Repórter Agência Brasil. Edição: Nádia Franco.

===============================

Mais de 18 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a gripe suína

Brasília – O Ministério da Saúde informou no final da tarde de hoje (10) que 18,31 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína desde o início da campanha, em 8 de março, até as 18h deste sábado, quando foi realizado o Dia Nacional de Vacinação contra a doença, destinado exclusivamente a jovens de 20 a 29 anos, gestantes, pacientes crônicos com menos de 60 anos e crianças de 6 meses a 2 anos de idade.

O resultado foi considerado satisfatório, com destaque para o bom desempenho obtido em São Paulo, onde somente hoje foram vacinadas 1 milhão de pessoas.

Para tomar a vacina, o cidadão deve levar documento de identidade e carteira de vacinação (os que tiverem). Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode buscar informação nos sites da prefeitura e do Ministério da Saúde ou ligar para o Telessaúde: 3523-4025.

De 24 de abril a 7 de maio será a vez dos idosos participarem da campanha. A quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos, será de 10 a 21 de maio. Essa faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus Influenza H1N1 em 2009.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A partir da semana que vem, os laboratórios particulares já poderão comercializar a vacina, segundo informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele garantiu que serão tomadas todas as medidas necessárias para que todos os grupos vulneráveis sejam imunizados.

Por Agência Brasil. Edição: Andréa Quintiere.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close