fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:20 Sem categoria

Delegados sindicais eleitos no Banco do Brasil e na CAIXA tomam posse, tanto em Londrina quanto em Curitiba

Sindicato reúne novos delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa

O Sindicato de Londrina reuniu no dia 17 de junho os Representantes Sindicais de Base do Banco do Brasil e os Delegados Sindicais da Caixa Econômica, recém eleitos, para uma atividade de formação e organização. Participaram sete dos nove Representantes Sindicais do BB e 16 dos 17 Delegados Sindicais da Caixa.

A Análise de Conjuntura foi feita pelo diretor do Sindicato de Apucarana e economista, Antonio Pereira da Silva. A assessora jurídica do Sindicato de Londrina, Roberta Baracat, expôs o papel dos delegados sindicais e noções básicas de direito.

O presidente do Sindicato de Londrina, Wanderley Crivellari, apresentou o site do VIDA BANCÁRIA e a página do Sindicato, bem como outros canais de comunicação, como o Orkut e o Twitter, como instrumentos de mobilização da categoria e também falou sobre a Campanha Salarial deste ano.

Durante a reunião foram levantados os principais problemas enfrentados pelos funcionários do BB e da Caixa, destacando-se a falta de pessoal nas agências, definida com principal questão a ser combatida nas negociações deste ano. Mereceu destaque, ainda, a cobrança de metas, os processos de reestruturação, a precariedade de credenciamento nos Planos de Saúde destes dois bancos públicos federais e as dificuldades decorrentes do processo de terceirização de serviços, através dos correspondentes bancários.

“Foi uma atividade muito importante. Estes bancários acabaram de ser eleitos nos seus locais de trabalho para atuar como um elo entre o Sindicato e a base. Conseguimos diagnosticar uma série de problemas enfrentados no dia-a-dia destes dois bancos, que serão importantes para organizar a Campanha Nacional Unificada deste ano”, destaca Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

A próxima reunião unificada dos Representantes Sindicais de Base do BB e dos Delegados Sindicais da Caixa deve acontecer no dia 19 de agosto, após a Conferência Nacional.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br.

===================================

BB: Delegados sindicais eleitos tomam posse

Os 52 delegados sindicais eleitos do Banco do Brasil (27 de departamentos e 26 de agências) tomaram posse nesta terça-feira, 29 de junho, no Espaço Cultural e Esportivo da categoria. Os bancários foram recepcionados pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, Otávio Dias, pela secretária-geral da CUT, Marisa Stedile, pela representante do Paraná na Comissão de Empregados do BB, Ana Smolka, e pelo secretário de Políticas Sociais e Estudos Sócio-Econômicos, Pablo Diaz. Os dirigentes fizeram uma análise histórica da luta bancária, expondo aos novos representantes o cenário que se desenha para a Campanha Nacional dos Bancários 2010. Também foi reforçada a importância de se manter o diálogo entre o Sindicato e a base.

Após a cerimônia oficial de posse, os bancários do BB se dividiram em grupos de trabalho para debater questões importantes para os trabalhadores do banco (ver foto). “Precisamos incentivar a organização por local de trabalho, pois só assim teremos como exigir que os diretos dos trabalhadores sejam de fato respeitados”, afirma Pablo Diaz. Foi realizado um diagnóstico da situação atual, apresentados os principais problemas e pendências e traçadas estratégias de atuação, não só para a Campanha Salarial, como para todo o decorrer do ano. “Os novos delegados vêm para somar forças ao Sindicato e fortalecer a interlocução da entidade com os bancários”, acrescenta Pablo.

Atribuições – O delegado sindical representa os trabalhadores de sua dependência junto ao Sindicato. É um interlocutor fundamental na comunicação entre o sindicato e sua base. A ele compete estreitar o relacionamento com seus colegas, discutindo individualmente e coletivamente assuntos pertinentes ao trabalho e organizando as reivindicações, críticas e sugestões que visem à melhoria nas condições de trabalho. Também cabe ao delegado encaminhar reivindicações e informações ao Sindicato, assim como ter uma vida ativa na entidade, participando de eventos, avaliações e auxiliando na distribuição de publicações.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close