fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:52 Sem categoria

Lula pede a brasileiros que participem do Censo 2010

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (2) que os brasileiros participem do Censo 2010, que já começou a ser contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Lula, a pesquisa constitui uma espécie de fotografia do país.

“[O censo checa] se melhorou a questão do saneamento básico, se melhorou a questão da energia elétrica, se melhorou a questão da conquista de produtos dentro da casa das pessoas”, explicou, no programa semanal Café com o Presidente.

Durante o programa, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, lembrou que o censo é a única pesquisa promovida em todos os 5.565 municípios brasileiros. Segundo ele, a ferramenta tem “peso”, uma vez que é usada para nortear políticas públicas por parte do governo federal, governos estaduais e municipais.

“Quando vão fazer estudos sobre a realidade brasileira, trabalham com dados do censo. Então, é fundamental ajudar, respondendo corretamente às perguntas que são feitas”, disse. O levantamento do Censo 2010 começou ontem (1º) e continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do país. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.

Esse é o primeiro censo totalmente informatizado – os recenseadores vão registrar as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração. A expectativa é que o método agilize o levantamento e a divulgação do resultado. Outra novidade é que agora as perguntas incluem questões como cônjuges do mesmo sexo, além de considerar a possibilidade de mais de um chefe de família em cada domicílio.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

=============================

Recenseadores do IBGE começam a visitar os 58 milhões de domicílios do país

Rio de Janeiro – Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam hoje (1º) a visitar os 58 milhões de domicílios do país para traçar um perfil do brasileiro e de suas condições de vida. Com isso, o Brasil será um dos 68 países que realizarão censos este ano e vão pesquisar, no total, quase a metade da população do mundo.

Em território brasileiro, os cerca de 190 mil recenseadores devem percorrer os mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, usando boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um pequeno computador de mão. Pela primeira vez, o censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

Outra inovação desta edição é a possibilidade de o questionário socioeconômico ser respondido pela internet. Neste caso, o morador deve esperar a visita do recenseador para obter o código de acesso ao site do IBGE referente ao seu domicílio e preencher os dados em até cinco dias.

Além do avanço tecnológico, o IBGE acrescentou perguntas ao censo. Serão pesquisados nesta edição cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, tempo de deslocamento para o trabalho, disponibilidade de luz elétrica, de internet e de telefones celulares. O questionário já continha perguntas sobre raça, religião, trabalho e renda, além do número de filhos.

Para incentivar os brasileiros a responder às questões, processo que leva cerca de 20 minutos, uma campanha publicitária começa a ser exibida hoje em jornais, revistas e na televisão, com informações sobre os recenseadores. Os moradores e síndicos que desconfiarem dos profissionais podem checar a identidade deles ligando gratuitamente para 0800 721 8181.

“O censo vai a campo a partir de domingo [hoje] e as visitas devem se estender até 31 de outubro”, informou o coordenador técnico do levantamento, Marco Antônio Alexandre. “Uma vez que o recenseador encontrar moradores no domicílio vai aplicar os questionários.”

O Censo 2010 vai custar R$ 1,6 bilhão e começará a ter os resultados divulgados no dia 27 de novembro, quando o IBGE informará ao Tribunal de Contas da União (TCU) o tamanho da população brasileira, estimada hoje em 191 milhões de pessoas.

Os dados serão usados para calcular a distribuição de recursos do governo federal entre as prefeituras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O rateio é feito de acordo com o número de habitantes de cada cidade.

Por Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil. Edição: Juliana Andrade.

=============================

Lei diz que responder às perguntas do censo é obrigação de todos os brasileiros

Brasília – Responder corretamente às perguntas do Censo 2010, que começou a ser realizado hoje (1º), não é apenas fundamental para que o país tenha informações sobre sua população, mas também uma obrigação legal. Pouca gente sabe, mas a Lei 53.534, de 1968, diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até dez salários mínimos. A mesma lei diz também que todas as informações prestadas são sigilosas e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. As informações recolhidas pelos recenseadores serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.

Em sua página na internet, o IBGE garante que em nenhuma hipótese as informações prestadas serão visualizadas por pessoas estranhas ao serviço censitário. Quem violar esse sigilo pode ser demitido e responder a processo criminal.

Neste ano, a população também terá a opção de responder ao questionário pela internet. O cidadão deve fazer o pedido no momento da visita do recenseador que entregará uma carta lacrada com as instruções, código de acesso e senha, que serão únicos para cada domicílio.

Quando os moradores não puderem responder ao questionário ou quando não houver ninguém em casa, os recenseadores deixarão um contato do IBGE para agendar um horário para a entrevista.

Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil. Edição: Lílian Beraldo.

==================================

Paulo Bernardo faz apelo para que população receba recenseadores

Curitiba – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, fez um apelo hoje (1º) para que a população abra as portas de suas casas para receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta de informações para o Censo 2010 começou hoje (1º) em todo o país.

“O censo é a mais completa fonte de informações que um país pode ter para conhecer as condições de vida do seu povo e vai servir de base para que governos federal, estadual e municipal elaborem políticas públicas e para que universidades façam levantamento da realidade brasileira”, disse Paulo Bernardo à Agência Brasil.

Segundo ele, qualquer pessoa pode agendar o horário para receber a visita do recenseador em sua residência ou em outro local a combinar. “Eu e minha família agendamos para hoje às 15 horas em minha casa. E fui informado que eles já estiveram esta manhã na casa do governador [do Paraná] Orlando Pessuti.”

Paulo Bernardo ressaltou a importância da participação da população no censo, com informações precisas sobre família, moradia e trabalho. Segundo ele, quem desconfiar dos profissionais pode checar a identidade deles ligando para 0800 721 8181. “Os recenseadores estarão uniformizados e credenciados”, ressaltou.

O ministro definiu o censo deste ano como um trabalho gigantesco do IBGE. “Do ponto de vista orçamentário custará cerca de R$ 1,7 bilhão para atingir os cerca de 190 mil recenseadores que vão percorrer mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados”, disse o ministro.

Por Lúcia Nórcio – Repórter da Agência Brasil. Edição: Lílian Beraldo.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close