fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:38 Sem categoria

Lula diz que para governar é preciso saber montar equipe e tomar decisões na hora certa

Brasília – Ao discursar hoje (24) em cerimônia conjunta de inauguração dos campi universitários de Dourados e de Ponta Porã, ambos em Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que governar exige duas competências: saber montar equipe e tomar as decisões na hora certa.

“Saber montar equipe significa colocar as pessoas que você não tenha dificuldade de tirar depois e saber tomar as decisões na hora certa. É como um técnico de futebol, se um ponta-direita ou esquerda não está jogando bem, não pode esperar os 39 minutos do segundo tempo para tirar, senão não vai resolver nada”, disse.

No campus da Universidade de Dourados, Lula citou dados positivos da educação como o aumento no orçamento do Ministério da Educação e comemorou a criação de programas como o de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (ReUni) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo Lula, “essa revolução não é definitiva, estamos em um processo”.

Em Dourados, Lula participou da cerimônia de inauguração simultânea de prédios do campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do campus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Antes, o presidente participou da inauguração das obras de duplicação e restauração de trecho da rodovia BR-163 que corta a cidade de Dourados. De acordo com o Ministério dos Transportes, foram investidos R$ 38,9 milhões na restauração e duplicação da rodovia.

Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

========================================

Uma solução para os índios do Mato Grosso do Sul

Presidente Lula se reuniu com representantes indígenas do Mato Grosso do Sul após solenidade de inauguração de campi universitários.

O presidente Lula voltou a cobrar, nesta terça-feira (24/8), solução para os tribos indígenas do estado do Mato Grosso do Sul. Após cerimônia de inauguração de campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Dourados (MS), o presidente se encontrou com lideranças indígenas que representam as etnias Guarani e Kaiowá que aguardam a demarcação de 36 territórios naquele estado. Lula lembrou que no dia 19 de abril, na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, cobrou providências para resolver o problema.

Lula foi informado que decisão recente do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, assegura a visita de técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) às propriedades rurais em litígio sem que haja autorização prévia dos donos dos latifúndios. A coordenadora regional da Funai em Dourados (MS), Maria Aparecida de Oliveira, informou ao Blog do Planalto que a liminar concedida pelo STF irá agilizar o processo de verificação dos territórios e, deste modo, permitir a demarcação da área que encontra-se há décadas em conflito.

“O problema aqui na região é a guera jurídica. Com liminares, os fazendeiros impediam a entrada dos antropólogos na região. Isso atrasou muito o processo de verificação das propriedades”, contou Aparecida.

As lideranças indígenas aproveitaram a reunião e reivindicaram um instituto federal na comunidade. Segundo a coordenadora da Funai, os índios apostam nos cursos técnicos para adquirirem uma profissão mais qualificada e, deste modo, conquistarem maiores salários naquela região. O pedido foi encaminhado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que acompanha o presidente Lula na visita ao estado.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://blog.planalto.gov.br/uma-solucao-para-os-indios-do-mato-grosso-do-sul/

Close