fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:07 Sem categoria

Trabalhadores bancários querem o fim do assédio moral

Confira como foi a primeira negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2010

Comando Nacional abre as negociações com a Fenaban pelo tema assédio moral.

Na primeira rodada de negociação da Campanha 2010, realizada nesta terça-feira 23 em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban definiram o calendário de discussões e iniciaram o debate sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, com foco no assédio moral. A negociação prosseguirá na quarta-feira 1° de setembro, com a continuidade dos temas de saúde do trabalhador e segurança bancária.

As discussões sobre assédio moral partiram dos resultados da mesa temática sobre saúde do trabalhador, cuja retomada foi uma conquista da campanha do ano passado, tendo já ocorrido três reuniões em 2010 – dias 20 de abril, 5 de maio e 24 de junho.

“Houve avanços tanto nas discussões da mesa temática quanto na rodada desta terça-feira, mas ainda existem pontos de divergência em aspectos importantes”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Os representantes dos trabalhadores também abordaram na primeira reunião com a Fenaban as reivindicações contra as metas abusivas, isonomia de tratamento para os bancários afastados por problemas de saúde e avanços nos direitos dos trabalhadores com deficiência.

O assédio moral e as metas abusivas são os principais problemas enfrentados pelos bancários nos locais de trabalho, segundo apurou a pesquisa nacional feita pela Contraf-CUT e reforçada pelas consultas realizadas pelos sindicatos no processo de construção da Campanha Nacional 2010.

Calendário de negociações

O calendário de negociações, definido nesta terça-feira entre o Comando Nacional e a Fenaban, é o seguinte:

Dias 1 e 2 de setembro – Saúde do trabalhador e segurança bancária.

Dias 8 e 9 de setembro – Emprego e condições de trabalho.

Dias 15 e 16 de setembro – Remuneração.

Mobilização

Reunido antes e depois da primeira rodada de negociação com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários marcou para 31 de agosto, véspera da segunda rodada de discussões, a realização de um Dia Nacional de Luta, com foco no combate ao assédio moral, às metas abusivas e à falta de segurança bancária.

“Chegamos a um momento importante da Campanha Nacional em que a participação dos bancários nas atividades é fundamental para pressionar a Fenaban a apresentar propostas que atendam a necessidade dos trabalhadores”, convoca Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

=================================

Bancários levam propostas para fim do assédio moral

Primeira rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2010 definiu calendário e debateu temas de saúde identificados pelos bancários dentre as mais importantes

São Paulo – O fim do assédio moral nas agências bancárias e nos departamentos foi o principal tema da primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban). Na reunião realizada na tarde dessa terça-feira 24, em São Paulo, os representantes dos trabalhadores apresentaram uma série de propostas a partir do que vem sendo debatido mês a mês nas mesas temáticas instaladas desde a Campanha Nacional Unificada do ano passado.

Em uma coisa os dois lados concordam: o assédio moral é um problema nas agências bancárias e nos departamentos. “E isso, por si só, já é um avanço conquistado pelos trabalhadores nesses anos de debate. Há algum tempo os bancos sequer reconheciam que o assédio existia”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários.

Não há total consenso, no entanto, sobre as formas para combater esse mal que atormenta os trabalhadores e está na base do adoecimento da categoria.

Os bancos se comprometem a fazer treinamento com seus gestores sobre o combate ao assédio moral, mas não aceitam negociar o conteúdo desses treinamentos com os sindicatos. “E isso queremos resolver na próxima rodada de negociação”, explica Juvandia. “Há bancos que já têm cartilhas sobre o tema com conteúdos bastante inadequados, que não vão ajudar no combate ao assédio. Por isso é tão importante que os trabalhadores possam interferir na formulação desses materiais de treinamento.”

Denúncia – Outro entrave no debate dessa terça-feira está relacionado ao sigilo os denunciados. “Vamos voltar a essa pauta na rodada de negociação da próxima quarta-feira. O Sindicato têm a preocupação de não colaborar com a impunidade dos assediadores e de não inviabilizar a ação para solucionar esse problema”, informa a presidenta do Sindicato.

A cláusula sobre assédio moral na nova Convenção Coletiva de Trabalho deve prever uma declaração explícita por parte dos bancos signitários contra qualquer ato de assédio moral. Uma das discussões é a apresentação de dados setoriais sobre o problema nos locais de trabalho. E as denúncias dos bancários devem ser apuradas pelo banco que vai informar ao Sindicato o resultado num prazo máximo de 60 dias. A entidade sindical poderá preservar o nome do denunciante.

Mais saúde – Além do combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas, a rodada de negociação abordou outras questões prioritárias para os trabalhadores. “Levamos à mesa nossas propostas para a promoção à saúde nos locais de trabalho, assim como a manutenção dos salários e direitos aos bancários afastados por motivos de saúde. É o caso da garantia de função para quem retornar de licença-médica. E o abono de faltas dos bancários com deficiência para manutenção de suas próteses. Os representantes da Fenaban devem dar resposta na próxima rodada de negociação, já que esses assuntos vêm sendo debatidos nas mesas temáticas e precisamos aproveitar tudo que avançou nesse período.”

Calendário de Negociações

Dias 1 e 2 de setembro
Saúde e Segurança Bancária

Dias 8 e 9 de setembro
Emprego

Dias 15 e 16 de setembro
Remuneração

Por Cláudia Motta – 24/08/2010.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close