fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:32 Sem categoria

Campanha dos trabalhadores bancários na CAIXA já tem calendário definido para as questões específicas

Rodadas específicas serão realizadas na sequência das negociações gerais entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos

Foi dada a largada para as negociações específicas da Campanha Nacional dos Bancários 2010 (salarial) na Caixa Econômica Federal. Calendário com este objetivo foi definido durante reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e representantes da empresa, realizada nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, em Brasília (DF).

Inicialmente, duas rodadas foram agendadas para as próximas semanas. O objetivo é realizá-las na sequência das negociações gerais entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Na Caixa, o primeiro encontro ficou marcado para o dia 3 de setembro e terá como foco os temas de saúde do trabalhador e condições de trabalho, podendo ainda entrar outras cláusulas da pauta de reivindicações específicas. O outro encontro ocorrerá no dia 10 de setembro, tendo como principal tema a discussão dos itens de isonomia de direitos entre novos e antigos empregados. Outras datas serão definidas de acordo com o andamento da campanha salarial deste ano.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Jair Pedro Ferreira, avalia que a campanha salarial 2010 já está nas ruas, com o início das negociações tanto na mesa unificada com a Fenaban quanto no debate das questões específicas com a Caixa. E acrescenta: “Vamos precisar de muita mobilização e luta dos bancários para conseguirmos manter a trajetória de conquistas que marca a categoria nos últimos anos”. A CEE/Caixa assessora o Comando Nacional dos Bancários nas negociações específicas com a Caixa.

Pendências

Na Caixa, a reunião tratou ainda de pontos pendentes da mesa de negociações permanentes. Um dos itens debatidos, na ocasião, foi a instalação dos comitês de prevenção de conflitos (combate ao assédio moral), conforme negociado na campanha salarial do ano passado. Os trabalhadores propuseram ao banco que os debates sejam encaminhados concomitantemente às discussões com a Fenaban. Para Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf/CUT, os dois programas têm algumas diferenças e, por isso, não dá para criar estruturas diferentes para o mesmo fim. Ele afirma ainda que a ideia é que o comitê combata o assédio moral, mas que também tenha o caráter de mediar conflitos no ambiente de trabalho.

Também esteve em pauta a promoção por merecimento no âmbito do novo Plano de Cargos e Salários (PCS). Esse, aliás, foi o ponto que os trabalhadores consideraram como negativo nessa discussão. Ocorre que, em negociação anterior, a Caixa havia dito que teria resposta até o fim de julho e, agora, já no fim de agosto, não trouxe nada. A representação dos empregados considera essa situação lamentável, até porque o fato de não ter sido realizada ainda a promoção relativa ao segundo ano da implantação do PCS coloca em risco a própria credibilidade do plano. Diz Plínio Pavão: “Estamos no segundo semestre de 2010 e a avaliação deve ser feita em relação a 2009, o que pode prejudicar o processo”. Em resposta a essa cobrança, a Caixa disse estar trabalhando para resolver o problema.

A Caixa também manteve seu posicionamento intransigente em relação aos empregados que se encontram no REG/Replan não-saldado, voltando a insistir que esse grupo de bancários permanece impedido de migrar para o Plano de Funções Gratificadas (PFG). Sobre esse assunto, Jair Pedro Ferreira considera descabida a discriminação imposta a esses trabalhadores, em função de seu plano de previdência complementar.

Foi exigido ainda o cumprimento da alta programada, por parte da Caixa. A empresa vem retirando a função do empregado quando este retorna ao trabalho após afastamento por doença. A representação dos empregados afirmou não poder admitir esse tipo de postura de uma empresa que se diz séria.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.fenae.org.br.

Close