fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:22 Sem categoria

Lula diz que não há mais espaço na sociedade para discriminar as mulheres

Foz do Iguaçu – Não há mais espaço para a discriminação da mulher na sociedade, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar na noite de hoje (1º) da abertura da Conferência Gênero, Desenvolvimento e Poder, em Foz do Iguaçu. Ele ressaltou também os avanços alcançados nos últimos anos pelas mulheres, como a elevação da renda do trabalho feminino. “De 2004 a 2008, as mulheres conseguiram aumento de 14,5 % em seus salários e os homens 12,4 %.”

O presidente destacou ainda a participação de 72 empresas em programas de equidade e gênero, que empregam 138 mil mulheres. Ao mesmo tempo, criticou os homens que se aproveitam da condição masculina e chegam em casa tratando as mulheres como domésticas.

A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres do Brasil, Nilcéa Freire, e a ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubin, também participaram da solenidade de abertura do evento.

Segundo Nilcéa, empresas brasileiras, públicas e privadas, promovem cada vez mais ações inovadoras visando à promoção da cidadania feminina. “Há uns sete anos seria impossível reunir num encontro destes o presidente da República, ministros, governadores e prefeitos [para tratar da questão de gênero].

Nos próximos dois dias, representantes de entidades nacionais e internacionais vão discutir com cerca de mil participantes do evento assuntos relacionados às relações de trabalho, sob a perspectiva da equidade e das questões de gênero. A ideia é promover a igualdade entre homens e mulheres no interior das organizações.

O presidente Lula permanece até amanhã (2), em Foz do Iguaçu, onde cumpre agenda durante todo o dia.

Por Lúcia Nórcio – Enviada Especial. Edição: João Carlos Rodrigues.

===================================

Lula inaugura Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está desde ontem (1º) à noite em Foz do Iguaçu, tem como primeiro compromisso hoje (2) a inauguração do Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira, um grande paredão onde o grafite é usado como arte. O marco está localizado no principal acesso de Foz do Iguaçu à Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A Hidrelétrica de Itaipu tem vários projetos nessa área e foi da empresa a ideia de grafitar o viaduto com o tema proteção a crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora de Projetos Sociais de Itaipu, Rosângela da Silva, o local será utilizado para discussões do tema, com a participação do Brasil, Paraguai e da Argentina.

Artistas plásticos dos três países estão há semanas trabalhando com as crianças da região para mostrar, por meio da arte, a indignação com a violência infantil e trabalhar a autoestima de crianças atendidas pelos projetos sociais apoiados pela hidrelétrica.

A expectativa, de acordo com a coordenadora, é de que o local seja o maior espaço em quilômetros grafitados, com chances de constar no Guinness Book (livro de recordes). A tela gigante tem 3,5 mil metros de extensão. Ao visitar o local, Lula deve deixar uma mensagem grafitada.

Ainda de manhã, o presidente abre o Seminário Latino-Americano da Rede de Acolhimento Familiar (Relaf), participa da aula inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e assina decreto que cria a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração Fronteiriça.

Lula vai participar também da solenidade de lacre da cápsula do tempo da Unila, onde serão depositadas 3, 5 mil cartas enviadas por toda a população da região. A cápsula será aberta no cinquentenário da universidade, em 2060. Lula vai deixar uma mensagem no local.

Por Lúcia Nórcio – Repórter da Agência Brasil. Edição: Graça Adjuto.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close