fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 07:58 Sem categoria

Trabalhadores bancários paranaenses desenvolvem uma série de atividades de mobilização da Campanha Nacional dos Bancários 2010

Sindicato de Londrina e Região divulga eixos de luta em Cambé e Rolândia

O Sindicato de Londrina percorreu hoje (1º/09) as agências bancárias das cidades de Cambé e Rolândia para lançar a Campanha Nacional Unificada 2010. As intervenções chamavam a categoria a se organizar, bem como explicavam à população a necessidade de um outro Sistema Financeiro.

Bancários e bancárias receberam, além do VIDA impresso, a Cartilha de Saúde Bancária, exatamente no dia em que este assunto está sendo negociado com a Fenaban. “O Sindicato entende que é importante mobilizar toda a categoria, levando a Campanha Nacional Unificada aos municípios da base, dialogando as reivindicações e as estratégias de luta com os bancários e a população”, afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.

Nos próximos dias outros locais também serão visitados pelo Sindicato, ressaltando sempre a mensagem de que as pessoas têm que estar em primeiro lugar.

=====================================

Sindicato protesta contra o assédio moral nos bancos

O Sindicato de Londrina realizou hoje (31/08), Dia de Luta da categoria, protesto nas agências bancárias da região da Avenida Higienópolis, no centro da cidade. A atividade foi centralizada em frente ao Santander, levando em conta que Fábio Barbosa é o presidente deste banco e também da Fenaban. Além de cobrar o fim do assédio moral e melhores condições de trabalho, foi destacado que os gestores do Santander não podem cobrar metas dos funcionários que trabalham no caixa.

No protesto contra o assédio moral e as metas abusivas, o Sindicato distribuiu aos bancários e à população a carta aberta disponibilizada pela Contraf-CUT, além do VIDA BANCÁRIA impresso.

Também foi lançada a Cartilha de Saúde Bancária, produzida pela Fetec-CUT/PR, que trata de LER/DORT, adoecimento mental, assédio moral e sexual, além das medidas de prevenção de doenças ocupacionais. Nesta semana a Cartilha será entregue a todas as unidades da base do Sindicato de Londrina.

“Às vésperas da negociação sobre Saúde, foi importante dialogar com a categoria sobre as cobranças abusivas de metas e o assédio moral, temas que interessam aos bancários e bancárias e que serão fatores de mobilização em nossa Campanha Unificada”, avalia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

Segurança – Tema da negociação que acontecerá na quinta-feira (2/09), a Segurança Bancária também requer atenção. A Caixa Econômica Federal, em Londrina, anunciou que irá retirar as portas de segurança da entrada dos setores de auto-atendimento, recuando-as para a entrada da agência.

“Retirar as portas de segurança da entrada do auto-atendimento é um retrocesso nas condições de segurança”, condena Luciano Moretto, diretor do Sindicato de Londrina. “O Sindicato não concorda com esta postura e irá adotar todos os procedimentos possíveis para que as medidas de segurança na Caixa não sejam alteradas para pior”, afirma Luciano.

De acordo com ele, o Sindicato também havia encaminhado documento ao Citibank, apontando algumas situações irregulares no que tange à Segurança Bancária. O banco informou que irá realizar uma reforma na agência visando corrigir as referidas irregularidades.

=================================

Dia de Luta no Santander denuncia cobrança de metas abusivas

O Sindicato de Cornélio Procópio realizou manifestação hoje (31/08), pela manhã, em frente à agência do Santander Real para divulgar junto à população as reivindicações da categoria na Campanha Nacional Unificada 2010. Durante a atividade foram denunciadas as cobranças abusivas pelo cumprimento de metas e o assédio moral.

“Desde que se instalou no Brasil, o Santander tem sido alvo de protesto do movimento sindical por sua política de exploração dos bancários. Na Campanha deste ano vamos pressionar a Fenaban para que seja incluída na Convenção Coletiva Nacional cláusula que combate esse tipo de conduta dos gestores do banco, por que os funcionários já não aquentam mais pressão”, ressalta Dirceu Casa Grande Junior, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio.

Na manifestação de hoje foi distribuída carta aberta aos clientes e usuários, explicando os problemas sofridos pelos funcionários do Santander Real.

====================================

Sindicatos do VIDA divulgam nossas reivindicações à população

Os Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina, e respectivas regiões, lançaram hoje (20/08), pela manhã, a Campanha Nacional Unificada 2010, divulgando as reivindicações da categoria para a população. Em Apucarana, a atividade ocorreu em frente ao Bradesco, onde diretores do Sindicato distribuíram material informativo a clientes e usuários, explicando o que buscamos na Campanha deste ano.

O Sindicato de Cornélio Procópio fez o lançamento da Campanha 2010 em manifestação realizada em frente à agência do Banco do Brasil. Através do som e de material informativo foram divulgadas as reivindicações da categoria à população, incluindo as chamadas cláusulas sociais, que dizem respeito à contratação de mais bancários, ampliação do horário de atendimento ao público, redução da alta taxa de juros e das tarifas.

O lançamento da Campanha Nacional Unificada 2010 em Londrina ocorreu em visitas feitas às agências bancárias localizadas na área central da cidade. Diretores do Sindicato, trajando jalecos com números, acompanhados de três atores fantasiados, percorreram os locais de trabalho ao som de músicos da Banda Batuque na Lata.

“Destacamos o lema da Campanha deste ano: outro banco é possível – pessoas em primeiro lugar, com o qual pretendemos buscar nas negociações com os bancos melhorias de condições de trabalho, igualdade e mudanças nas políticas de recursos humanos, como forma de valorizar os trabalhadores”, explica Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

==================================

Sindicatos do VIDA BANCÁRIA discutem com banco a cobrança de metas

Os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA (Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina) estiveram reunidos com representantes da área de Relações Sindicais e com os superintendentes Estadual e Regional do HSBC no último dia 25, na Regional de Londrina. O diretor Nacional da Rede de Agências participou, através de áudio-conferência, da abertura da reunião.

Foi exposta aos representantes do banco uma série de demandas referentes à prática de assédio moral no HSBC, à cobrança pelo cumprimento de metas, falta de funcionários nas agências, falta de uma política de valorização dos funcionários, ao número considerável de trabalhadores que estão pedindo demissão, bem como aos afastamentos por motivo de adoecimento, gerados, sobretudo, pela prática inadequada de exigência de produção.

“Foi um longo debate acerca dos conceitos de metas, de tecnologia e de competitividade, em especial, sobre as pessoas, que são a base de qualquer empresa”, explica Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina. Para ele, não adianta dizer que a empresa está preocupada com a situação dos seus funcionários se no dia-a-dia as condições de trabalho estão cada vez mais precárias.

Os representantes do HSBC deixaram claro que o banco não fechará agências, pelo contrário, existem planos de abertura de novas unidades. Também haverá contratação de mais funcionários, visando diminuir o número de clientes por carteira, bem como informaram que já providenciaram reposições das vagas em aberto. Sobre as situações envolvendo a cobrança de metas, cada caso será analisado pelo banco.

“Esperamos do banco providências em relação às situações expostas pelos Sindicatos, principalmente no que diz respeito à cobrança de metas e ao assédio moral existente nas agências”, destaca Valdecir Cenalli, diretor do Sindicato de Londrina e membro da COE-HSBC.

“Ficou claro que os funcionários da retaguarda não têm metas individuais e não podem ser cobrados por isso. A solução dos problemas passa pela contratação urgente de mais trabalhadores”, finaliza Valdecir.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br.

===============================

Dia Nacional de Luta: Sindicato de Curitiba e Região reúne-se com trabalhadores bancários

Na véspera da segunda rodada de negociação da Campanha Nacional, bancários de todo o país realizam o Dia Nacional de Luta. Nesta terça, 31 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região se reuniu no Centro Administrativo do HSBC Xaxim e levou aos trabalhadores informes sobre a campanha salarial, as próximas rodadas de negociação e o calendário do Sindicato durante a Campanha.

Amanhã, 1º de setembro, acontece mais uma negociação com a Fenaban. Na primeira rodada, foi discutida a saúde do trabalhador, abordando o assédio moral. Nas próximas reuniões, serão tratados outros pontos da pauta, como o fim das metas abusivas e a isonomia dos trabalhadores afastados.

Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, conta que neste Dia Nacional de Luta é preciso lembrar os bancários a importância da participação ativa na Campanha. “Estar presente nessas reuniões, assembléias e mobilizações é fundamental, é o momento de preparação e que podem dar resultados melhores nas negociações da Campanha”, ressalta.

Na reunião de hoje, estavam presentes cerca de mil pessoas, que também discutiram o crescimento dos lucros do HSBC e quais as expectativas dos trabalhadores com esse aumento.

Durante toda essa semana, o Sindicato realizará visitas a outras agências e departamentos divulgando a Campanha Nacional de 2010.

Por: Flávia Silveira.

====================================

Bancários de Curitiba e região lançam campanha salarial

Ato de lançamento será realizado no Centro da cidade. Bancários querem melhores condições de trabalho, saúde e segurança.

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 9h30, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR) fazem o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2010 na capital.

O ato será realizado em frente ao Palácio Avenida, na rua XV de Novembro. Os bancários irão priorizar o esclarecimento da população sobre suas as reivindicações para a campanha salarial e a importância do apoio popular ao movimento.

Após o lançamento oficial, os bancários farão passeata até o Centro de Serviços de Logística (CSL) do Banco do Brasil, na Praça Tiradentes, para protestar contra o descaso do banco em implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), já negociado há bastante tempo com o banco.

Participação do Dieese

O técnico do Dieese-PR Fabiano Camargo da Silva estará presente no ato dos bancários para prestar esclarecimentos sobre o Sistema Financeiro Nacional. Ele apresentará um panorama do setor bancário no Paraná e no Brasil, comparando a lucratividade dos bancos com a alta rotatividade no setor e o número de empregos. De acordo com o técnico, o crescimento da despesa com pessoal dos 10 principais bancos do país é inferior ao índice de inflação nos últimos anos.

Início das negociações

A Campanha Nacional dos Bancários 2010 é unificada em todo o país e terá a primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários (representante dos trabalhadores) e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos, entidade sindical patronal) no dia 24 de agosto, quando serão debatidas as questões de saúde e condições de trabalho. Na ocasião, será definido também o calendário de negociações.

Pré-acordo

No dia 11 de agosto, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Fenaban assinaram um pré-acordo, que definiu direitos dos trabalhadores durante as negociações, no período entre a data-base da categoria, em 1º de setembro, e a data de assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho. No documento também ficou estabelecido que as partes se comprometem a esgotar o diálogo na mesa de negociações e evitar o dissídio coletivo.

Lançamento Campanha Nacional dos Bancários

Data: 19 de agosto (quinta-feira)
Horário: a partir das 9h30
Local: em frente ao HSBC Palácio Avenida (XV de Novembro, Centro)

Principais reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2010:

Remuneração e Previdência
– Reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real)
– Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil fixos
– Piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88)
– Elevação do auxílio-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio-creche/babá para o valor de um salário mínimo para cada item
– Previdência Complementar para todos os bancários

Emprego
– Mais contratações
– Ampliar a contratação de mulheres, negros e pessoas com deficiência, garantindo igualdade de oportunidades
– Garantia de emprego
– Reversão das terceirizações
– Qualificação e requalificação profissional

Saúde do Trabalhador
– Fim das metas abusivas
– Combate ao assédio moral
– Prevenção contra os riscos de adoecimentos
– Programa de Reabilitação Profissional em todos os bancos
– Promoção da saúde da mulher
– Assistência médica, hospitalar, odontológica e medicamentosa
– Manutenção de todos os direitos aos afastados por problemas de saúde

Segurança Bancária
– Assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros ou extorsões
– Ampliação dos equipamento de prevenção
– Adicional de risco de vida de 30% para agências, postos e tesouraria
– Proibição de transporte de valores e guarda das chaves pelos bancários
– Estabilidade provisória para vitimas de assaltos, sequestros e extorsões

Sistema Financeiro
– Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal
– Regulamentação da remuneração dos executivos
– Democratização e ampliação do Conselho Monetário Nacional (CMN)
– Regulamentação do papel social dos bancos
– Fim dos correspondentes bancários
– Fortalecimento dos bancos públicos

Por: Paula Padilha.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close