fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:58 Sem categoria

Lucro do banco Santander no Brasil alcança 1,9 bilhão de reais em três meses, no ano já acumula 5,5 bilhões de reais

O lucro líquido do Santander totalizou R$ 5.464 milhões nos nove primeiros meses de 2010, com crescimento de 39,5% comparado com igual período de 2009. No trimestre o lucro líquido somou R$ 1.935 milhões, crescimento de 9,6% em relação ao segundo trimestre de 2010.

O patrimônio líquido registrou, em setembro de 2010, R$ 44.767 milhões, excluindo R$ 28.312 milhões referentes ao ágio da aquisição do Banco Real e da Real Seguros Vida e Previdência. O retorno sobre o patrimônio líquido médio ajustado pelo ágio atingiu 17,3%, queda de 4,8 pontos em doze meses devido à diluição dos recursos da Oferta Global de Ações em outubro de 2009.

O índice de eficiência atingiu 34,4% nos nove primeiros meses de 2010, com melhora de 1,6 pontos percentual em relação ao mesmo período de 2009. Este desempenho é consequência do aumento das receitas de margem com juros e de comissões, de 8,7% e 11,7%, respectivamente, e do controle de gastos com captura de sinergias, mantendo a evolução de despesas abaixo do índice de inflação.

O total de despesas administrativas e de pessoal apresentou crescimento de 2,8% em doze meses, como resultado de controle de custos e captura de sinergias provenientes da aquisição do Banco Real que, até setembro de 2010, somava R$ 1.545 milhões.

– Indicadores de Solidez: o índice de Basiléia em setembro alcançou 22,8%, com crescimento de 5,0 pontos percentuais em doze meses. Já o índice de cobertura atingiu 101,4% em setembro de 2010, com 0,4 pontos percentual de aumento sobre mesmo período de 2009.

A carteira de crédito apresentou crescimento de 15,8% em doze meses, totalizando R$ 153.998 milhões. O segmento de pessoa física mostrou crescimento de 14,2% em doze meses e 5,2% no trimestre. Os produtos que apresentaram maiores crescimentos, nessa última comparação, foram: crédito consignado, imobiliário e cartões.

O volume de crédito do segmento de pequenas e médias empresas somou R$ 35.778 milhões no terceiro trimestre de 2010, com alta de 14,7% em doze meses, bem superior ao 1,3% observado no período anterior. Na comparação trimestral o segmento acelerou o ritmo de crescimento, saindo de uma queda de 2,0% no primeiro trimestre de 2010(1T10/4T09) para uma alta de 4,7% no segundo trimestre de 2010(2T10/1T10) e de 10,9% neste trimestre (3T10/2T10).

O total de captações, incluindo captação de clientes(1) e fundos de investimentos, atingiu R$ 253.102 milhões, em setembro de 2010, com 4,1% de crescimento com relação a setembro de 2009. No período, Fundos apresentou melhor evolução, com alta de 15,2%, quando comparado a captação total de clientes, que registrou queda de 2,8%. Já, no trimestre, observa-se uma inversão, com maior crescimento em Captação de clientes(1), justificado pela necessidade de funding derivada da aceleração do crescimento da carteira de crédito.

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO

Desde o inicio do processo de integração, importantes etapas foram concluídas, novos produtos, serviços e funcionalidades foram adicionados no dia-a-dia de nossos clientes, buscando extrair sempre o melhor de cada Banco.

Nos primeiros nove meses do ano de 2010, todos os “gaps” derivados da unificação das plataformas dos dois bancos foram desenvolvidos e implantados e os projetos apresentam significativo grau de avanço. Estão sendo realizados os testes prévios nos sistemas, relativos à migração de dados de clientes e operações, bem como, os testes na nova plataforma tecnológica. Também estão em andamento as adequações necessárias no ambiente das agências do Banco Real, preparando-as para receber a marca Santander.

Até o final de 2010, o atendimento aos clientes e a marca estarão unificados em todas as agências, ATMs, Internet Banking e canais de atendimento aos clientes. Nesta etapa, ainda não haverá alterações nos produtos, serviços e números de agência e conta, para facilitar o dia a dia dos clientes. Tais alterações ocorrerão a partir da migração tecnológica, que acontecerá no primeiro semestre de 2011. Ressaltamos que a principal premissa do processo de integração é melhorar continuamente o padrão de atendimento e o nível de serviço prestado aos clientes.

(1) Inclui poupança, depósito à vista, depósito a prazo, debêntures, LCA e LCI.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.ri.santander.com.br/web/default_pt.asp?idioma=0&conta=28 E É PARTE INTEGRANTE DO ARQUIVO http://www.santander.com.br/document/gsb/Release_PORT_3T10_1902.pdf

Close