fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:56 Sem categoria

Trabalhadores bancários de Curitiba e região têm Plano de Ação Sindical definido para o ano de 2011

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou, na última sexta-feira (26), a Conferência Anual do Plano de Ação Sindical. A conferência está prevista no estatuto da entidade e tem como objetivos centrais fazer um balanço das ações sindicais realizadas durante o ano que está terminando e planejar as ações para 2011.

O evento contou com a participação de Marisa Stedile, diretora do Sindicato e Secretária Geral da CUT-PR, que realizou uma análise de conjuntura política para qualificar os debates.

A Conferência Anual do Plano de Ação Sindical definiu e aprovou propostas de eixos prioritários apresentados pela direção do Sindicato. Participaram os 17 delegados eleitos em assembleia realizada no dia 25, e os delegados natos, que são diretores e diretoras do Sindicato.

Sistema diretivo — Durante a tarde, o sistema diretivo do Sindicato, composto pelos diretores liberados e não liberados de todos os bancos, esteve reunido para debater as ações do período e construir uma proposta com os eixos prioritários para 2011.

Otávio Dias, presidente do Sindicato, destaca que, além da importância das discussões com diretores e delegados da base, eleitos para a Conferência, sobre tudo o que foi feito em 2010, e de programar as ações para 2011, foram considerados os novos aspectos políticos no Paraná para o próximo período. “Não podemos esquecer que nos próximos quatro anos teremos um governo de direita, neoliberal, e que a relação com os movimentos sindicais não será a mesma. Nós temos que nos preparar”, convoca.

A atual gestão do Sindicato encerra-se no dia 21 de junho de 2011 e o planejamento aprovado servirá para nortear as ações que serão desenvolvidas no primeiro semestre. O planejamento da entidade sindical é composto também pelo dispositivo de Planejamento de Gestão, que acontece imediatamente depois da posse da nova diretoria.

Eixos políticos — Para o 1º semestre de 2011 foram definidos os seguintes eixos políticos:

– Disputa da hegemonia da sociedade: democratização da comunicação através dos veículos de informação alternativos; realização de seminário de comunicação para discussão e criação de nova mídia; priorizar a formação sindical para delegados sindicais, cipeiros e dirigentes de base incluindo temas formativos na agenda de reuniões dos delegados sindicais e do sistema diretivo do sindicato;

– Defesa e proteção do emprego;

– Ratificação da Convenção 158 da OIT;

– Fim do fator previdenciário;

– Levantamento de dados e combate ao processo de terceirização nos bancos;

– Discussão sobre o fim do imposto sindical;

– Regulamentação do sistema financeiro;

– Debate sobre autonomia do Banco Central;

– Campanha de sindicalização permanente;

– Estabelecer o debate sobre previdência complementar e previdência social;

– Fortalecer as instâncias e princípios da CUT, da Contraf-CUT e da Fetec-CUT-PR;

– Debate sobre o papel social dos bancos públicos e privados;

– Lutar pela ampliação dos direitos e condições de trabalho;

– Debate sobre a redução da jornada sem redução de salário;

– Participação em todos os processos eleitorais no calendário nacional e estadual; acompanhar e disputar processos eleitorais de sindicatos não filiados a CUT;

– Participar das lutas em defesa do serviço público para todos, das riquezas e patrimônio nacional, em especial da luta em defesa do pré-sal e da soberania nacional com direcionamento dos recursos para a saúde e educação;

– Lutar contra todo tipo de discriminação;

– Realizar campanha para ampliar o número de cooperados na Cooperativa de Crédito do Sindicato (COOPCREFI);

– Defender e apoiar a implementação da Defensoria Publica;

– Lutar pela extinção do artigo 508 da CLT;

– Cobrar regulamentação da lei sobre grandes fortunas.

Por: Paula Padilha.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close