fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:57 Sem categoria

Líder homenageia 31 anos do PT e defende união para o Brasil continuar mudando

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (10) para homenagear o Partido dos Trabalhadores que completa hoje 31 anos.

“Em nome da bancada do partido, parabenizo todos os militantes, simpatizantes e dirigentes do glorioso PT por esta data”.

Paulo Teixeira ilustrou seu discurso de homenagem ao PT com texto publicado na página da Fundação Perseu Abramo, mantida pelo partido. “No momento de fundação do PT, ninguém poderia imaginar que, em 31 anos, o partido teria quase 1,5 milhão de militantes, 60 mil dirigentes, já teria conquistado milhares de cadeiras nas Câmaras Municipais, espalhadas pelo Brasil afora; 149 deputados nas Assembleias Legislativas, 88 deputados federais na Câmara e 15 Senadores”.

Ainda segundo o texto citado pelo líder do PT “também não se poderia imaginar ali que, ao completar 22 anos, o partido elegeria o Presidente da República – e que, quatro anos depois, o reelegeria, e, em seguida, elegeria uma mulher como Presidenta do Brasil, a companheira Dilma Rousseff”.

Ao parabenizar o PT e a militância pelos 31 anos, o líder Paulo Teixeira defendeu união com aqueles que querem mudar o Brasil, e não são do PT. “Não entendemos que esse seja o único partido portador de uma verdade. Queremos compartilhar com todos os partidos políticos, com todos os segmentos da sociedade que querem que ela se desenvolva, que carregue o Brasil para uma sociedade de outra natureza, de crescimento econômico”.

Para que o Brasil, acrescentou o líder petista, “esteja neste mundo globalizado com autonomia, que consiga desenvolver o conhecimento e que, igualmente, consiga distribuir o conhecimento, a riqueza e o saber para todos os brasileiros”, destacou Paulo Teixeira.

O líder do PT defendeu também a construção de uma sociedade “com base na ideia de tolerância religiosa, racial, tolerância em relação à orientação sexual e à democratização das oportunidades de gênero”.

“Vamos fazer a defesa da justiça social, da democracia, da igualdade de oportunidades, da igualdade de acesso ao saber, ao conhecimento, à riqueza da nossa sociedade. Vamos construir um Brasil sustentável do ponto de vista ambiental, capaz de construir um saber que é dado pela intelectualidade e também pelo seu povo, e que consigamos isso a partir da ideia de liberdade, de democracia e de uma sociedade multirreligiosa”, finalizou Paulo Teixeira.

Por Gizele Benitz.

==============================

Deputados da bancada do PT na Câmara revezaram-se na Tribuna, nesta quinta-feira (10), para saudar o partido e sua militância pelo aniversário de 31 anos do partido. Os parlamentares destacaram a luta do PT, desde a sua fundação, em defesa dos direitos dos trabalhadores, das minorias, dos movimentos sociais e contra a exclusão social e a miséria no país.  Os parlamentares também registraram a homenagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe no ato político de comemoração da data, em Brasília, quando será congratulado com o título de presidente de honra do PT.

O deputado Fernando Marroni (PT-RS) lembrou os desafios que o PT superou ao longo da sua história. “Primeiro, lutamos contra a ditadura militar, Depois, trabalhamos para auxiliar no processo de redemocratização do Brasil e, a partir daí, nos dedicamos a contribuir para a construção de uma sociedade democrática, crítica, capaz de entender e discutir seus problemas e, sobretudo, livre” ressaltou.

Ao citar a alegria e o orgulho de ser petista, a deputada Fátima Bezerra (RN), afirmou que os sonhos, as lutas e as vitórias só foram possíveis com a ajuda dos militantes. “A militância do PT é a responsável pela construção deste novo Brasil que iniciou no mandato do presidente Lula. Foi também pelas mãos dessa militância que elegemos Dilma Rousseff, a primeira mulher Presidente do Brasil”, afirmou.

Para a deputada catarinense Luci Choinacki (SC), a grande virtude do partido foi permitir o acesso ao poder de pessoas das mais variadas classes sociais. “Temos toda a gratidão pela existência do PT. Um partido que permitiu a eleição de gente humilde, professores, agricultoras, pessoas de diversas funções sociais, pessoas esquecidas que hoje estão em espaços importantes em nosso país”, destacou.

Já o deputado petista Sibá Machado (AC) afirmou que o sucesso alcançado pelo país, sob o comando do PT, está fundamentado na responsabilidade que o partido demonstrou na condução do país. “O pilar desse sucesso está sedimentado no equilíbrio fiscal do país, no desenvolvimento econômico com distribuição de renda e, é claro, no avançar o máximo na democracia, construindo uma relação externa que busca, em primeiro lugar, a solidariedade entre os povos”, ressaltou.

Em relação aos futuros desafios do PT, o deputado Luiz Couto (PB) afirmou que “o PT precisa se aproximar ainda mais dos movimentos sociais e apoiar as reformas política e dos sistemas de segurança pública e penitenciário”. O deputado Padre Ton (RO) destacou que “nas discussões dos grande temas nacionais, como o salário mínimo, a reforma tributária e o Código Florestal, é importante o partido convocar as bases e os movimentos sociais para o debate”.

Também saudaram o aniversário de 31 anos do PT, os deputados petistas João Paulo Lima (PE), Amauri Teixeira (BA), Marcon (RS), Ságuas Moraes (MT), Gilmar Machado (MG) e Benedita da Silva (RJ).

Por Heber Carvalho.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.pt.org.br.

Close