fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:44 Sem categoria

Sindicato lança Revista Especial sobre a Saúde dos Trabalhadores

REVISTA BANCÁRI@S ESPECIAL DE SAÚDE FOI LANÇADA OFICIALMENTE NO ENCERRAMENTO DO II CICLO DE DEBATES

Nesta quarta-feira, 02 de março, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região lança uma edição especial de saúde da Revista Bancári@s. A edição especial conta com seis matérias especiais e dois artigos de opinião tratando da saúde dos bancários, promovendo o debate e a reflexão sobre o ambiente de trabalho, a cobrança por metas, doenças ocupacionais e a interferência na vida familiar.

Entrevistas – Para promover este debate, foram consultados os especialistas Roberto Heloani, advogado e psicólogo especialista em trabalho, abordando o tema organização do trabalho, no artigo Porque o trabalho adoece, com enfoque no assédio moral. Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, que fala sobre LER/Dort no artigo LER/Dort ainda causam preocupação, com enfoque na saúde física do bancário. A psicóloga Fernanda Zanin, especialista em Psicologia Clínica e do Trabalho, fala sobre os transtornos do trabalho, com enfoque em saúde mental, no artigo Saúde emocional em risco.

A revista também trata de questões jurídicas envolvidas nas doenças do trabalho. Para falar sobre este tema, foram ouvidas a Procuradora do Trabalho Thereza Gosdal, do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, e a advogada trabalhista Jane Salvador. A matéria também orienta sobre em quais casos cabe processo judicial e quando o Sindicato pode interferir pelo bancário.

Encerrando o debate, a Revista Bancári@s especial saúde fala sobre prevenção e diagnóstico precoce, com orientações sobre tratamento e promoção do bem estar do trabalhador bancário.

Acessibilidade – A edição abriu espaço para discutir o tema Acessiblidade e direito ao emprego, demonstrando casos em que bancários sofrem assédio moral pela deficiência que possuem, através da estagnação na carreira e da falta de rotatividade entre as funções. O Sindicato denuncia, ainda, a prática dos bancos de camuflar a contratação desses trabalhadores utilizando bancários em reabilitação, uma brecha na lei de cotas.

Todas as matérias contam com depoimentos de bancários que passaram por todas essas situações, como forma de alerta que tudo o que ocorre pode atingir todos os trabalhadores que vivenciam situações precárias no ambiente de trabalho.

Opinião – O secretário de Assuntos de Políticas Sociais e Estudos Socioeconômicos, Pablo Diaz, escreveu o artigo Por que o trabalhador bancário adoece?, e a assistente social do Sindicato, Roseli Pascoal, fala sobre um novo olhar sobre as doenças do trabalho.

Por: Paula Padilha

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close