fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:39 Sem categoria

Trabalhadores de Paranavaí e Região discutem a segurança no Banco do Brasil

REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA BANCÁRIA NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE QUERÊNCIA DO NORTE

Como já divulgamos, a Agência de Querência do Norte, interior do Paraná, base do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região – CUT, pela terceira vez foi assaltada, sendo que este último ocorreu no dia 02/03/2011. No assalto, cinco funcionários foram utilizados como “escudo humano”, levados como reféns juntamente com cinco clientes e os dois vigilantes. Até a data de ontem (09/03/2011), a agência permanecia fechada por falta de segurança. Há um clima de insegurança total, onde vários funcionários pediram transferência.

Hoje realizamos reunião na busca de uma proposta concreta de segurança para os funcionários, clientes e usuários,  na cidade de Paranavaí com a presença do Major do 8º Batalhão da polícia militar, Prefeita e  Presidente da Câmara Municipal de Querência do Norte, Presidente da Associação Comercial do município, Sindicato Rural, gerente da Agência do BB de Querência e o gerente do BB de Paranavaí.

O Superintendente Regional do Banco do Brasil diz que, se não houver medidas eficazes de segurança, não há como continuar com o funcionamento da Agência naquela cidade e o que for função do Banco será cumprido rigorosamente.

Conforme relatou a Prefeita Rozinei, não há nenhuma segurança naquela cidade e pediu destacamento da polícia militar própria, pois a cidade faz fronteira com o Mato Grosso do Sul e é rota de contrabando, além de ser portuária dos rios Paraná e Rio Ivaí, o  que facilita a fuga de criminosos. Rozinei destaca, que estes assaltos fazem parte de estratégia para financiar a criminalidade em vários pontos do País.

O Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região-CUT, levou como proposta: Câmaras de seguranças, colocadas externamente em vários pontos da cidade; aumentar o numero de câmeras internas da agência; dobrar o efetivo de vigilantes interno; pedir ao executivo municipal que torne aquela rua de frente a agência calçadão; e solicitou à polícia militar que implante módulo policial neste calçadão.

PROPOSTAS APROVADAS POR UNANIMIDADE: Aumentar o número de câmeras internas da agência; Estudar aumento de efetivos de vigilantes internos; O Executivo Municipal iniciará a construção de calçadão na rua em frente a agência; Buscará apoio das indústrias e comércio para instalações de câmeras em pontos estratégicos da cidade;  Polícia militar mandará efetivo de 06 policiais e manterá viatura na frente da agência; Fará ação conjunta com a prefeitura para funcionamento do módulo policial no calçadão a ser construído.

A Agência do Banco do Brasil de Querência do Norte, funcionará parcialmente por um período de 30 dias, período este para serem implementadas e acompanhar medidas emergenciais necessárias para viabilizar o seu funcionamento, caso contrário há possibilidade de fechamento da agência.

O Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região-CUT, deixou claro, defendemos agências bancárias, especialmente do Banco do Brasil, em todas as cidades do país, mas que sejam cumpridas todas as normas de segurança para funcionários, clientes e usuários.

Relatamos também, que defendemos segurança pública para toda a sociedade e não especificamente para os funcionários, dentre os crimes mais violentos ocorridos naquele município, destacamos os assaltos à única agência bancária que é o Banco do Brasil.

Nova Reunião será realizada no prazo de 30 dias a partir desta data.

10 de março de 2011

Fonte: Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região.

Close