[email protected] | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:45 Sem categoria

Governo instala Fórum Direitos e Cidadania

Brasília – O Fórum Direitos e Cidadania, que tem o objetivo de discutir um dos eixos temáticos que vão nortear as ações governamentais durante a gestão de Dilma Rousseff, será instalado amanhã (15), em cerimônia no Palácio do Planalto. Os temas do fórum foram definidos pela própria presidenta na sua primeira reunião ministerial.

Além de direitos e cidadania, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, Dilma também definiu como assuntos: o desenvolvimento econômico, sob a coordenação do Ministério da Fazenda; a infraestrutura, coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e a erradicação da pobreza, a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Estarão presentes na cerimônia de instalação do Fórum Direitos e Cidadania a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, e de representantes dos demais órgãos envolvidos com temas tratados, como as secretarias de Direitos Humanos; Políticas para Mulheres; Promoção da Igualdade Racial, e pelos ministérios da Saúde, Educação, do Trabalho e Emprego, da Cultura, Justiça, do Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, das Comunicações, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca e Aquicultura.

Por Luciana Lima – Repórter da Agência Brasil. Edição: Aécio Amado.

=============================

Dilma diz que está preocupada com violência contra mulher e pede que população denuncie

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (14) que está preocupada com os índices de violência contra a mulher no Brasil. Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela classificou o ato como inaceitável e pediu à população que denuncie.

Dilma lembrou seu compromisso de campanha de garantir que a Lei Maria da Penha seja rigorosamente cumprida e destacou a obrigatoriedade, por parte de profissionais de saúde da rede pública e privada, de notificar casos de mulheres agredidas. “Quem não notificar está sujeito à punição administrativa e corre o risco de ser punido por seu conselho profissional”, explicou.

Ainda sobre o tema mulheres, a presidenta voltou a falar no lançamento da Rede Cegonha, mas não deu uma previsão para o início do programa. A ideia é trabalhar o atendimento integral de gestantes e crianças, desde a gravidez até o desenvolvimento do bebê.

Outra ação destacada por Dilma durante o programa trata da entrega de creches e pré-escolas. A previsão do governo é que até 2014, 6 mil unidades sejam construídas em todo o país. “Nenhuma mulher trabalha tranquila se seus filhos não estiverem protegidos e bem cuidados”, disse. “Todo mundo sabe que as crianças de zero a 5 anos, que recebem atenção social e pedagógica, higiene e alimentação adequados, entram na vida escolar em condições muito melhores, daí o programa de creches”, completou.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil. Edição: Graça Adjuto.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close