fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:26 Sem categoria

Campanha da CUT busca Humanização da perícia do INSS

A CUT resolveu destacar hoje, 28 de Abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a campanha pela Humanização da perícia médica do INSS. O objetivo é ampliar o debate com o Governo Federal em torno de mudanças nas regras para acabar com as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores quando são submetidos aos peritos do órgão.

Segundo o presidente do Sindicato de Londrina, Wanderley Crivellari, geralmente, os peritos do INSS não reconhecem o nexo entre a doença e o trabalho e, via de regra, determinam alta sem que o trabalhador esteja apto a retomar suas funções. “Essas dificuldades são maiores para os casos de doenças ocupacionais. Muitas vezes são descartados exames e laudos de médicos assistentes, complicando a situação do trabalhador lesionado”, denuncia.

Wanderley lembra que o Ministério da Previdência está tomando medidas que podem reduzir o sofrimento dos trabalhadores vitimados pelas más condições de trabalho, falta de segurança, ausência de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Mas é preciso ampliar a fiscalização nas empresas para verificar se as Normas de segurança estão sendo respeitadas e se existem programas de prevenção de doenças e acidentes, visando proteger os trabalhadores”, avalia.

A Campanha da CUT também visa encaminhar as lutas em Defesa do Código de Ética Médica, em Defesa do Trabalho Decente, pela Universalização da Seguridade Social e por uma Política Nacional de Proteção à Saúde do Trabalhador.

Números assustadores

Levantamento feito pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) revela que anualmente ocorrem no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças ocupacionais, resultando em cerca de 2 milhões de mortes. No Brasil, somente em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho, provocando 2.496 óbitos. Se for levada  em conta a jornada de trabalho de oito horas diárias, isto significa que um trabalhador morreu a cada 3,5 horas.

Por isso, o alerta deste Dia 28 de Abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trabalho tem que ser levado a sério pelas autoridades, empresas e trabalhadores. É preciso adotar políticas de prevenção, visando valorizar a saúde e a vida, como forma de conter esse massacre diário que tem sido promovido por negligência e pelas más condições de trabalho em diversas regiões do mundo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br

Close