fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:04 Sem categoria

Quatro dias de exemplo democrático dos trabalhadores bancários

Trabalhadores da ativa, aposentados, de banco público ou privado, contam como foi participar da eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

São Paulo – Durante quatro dias, trabalhadores sindicalizados de agências e concentrações dos bancos foram às urnas e elegeram a diretoria do Sindicato para os próximos três anos. A entidade montou uma estrutura que envolveu cerca de mil pessoas, 130 veículos para o transporte de 204 urnas a cerca de 3 mil locais de trabalho espalhados pelos 17 municípios da base do Sindicato.

> Fotos: galeria mostra um pouco como foram os quatro dias de votação

Para uma bancária da agência Central do Santander, “a urna itinerante é importante porque atinge todos os bancários de vários locais do banco e democratiza o voto. Sempre estou próxima do Sindicato e acho muito bom saber quem são meus representantes.”

“Essa foi a primeira vez que votei. Fiz questão de participar e exercer a democracia. Acredito que quando nós, os mais interessados em melhorias, votamos em nosso representante, estamos escolhendo de fato quem achamos que poderá trazer melhorias para nossa categoria”, diz outro bancário, da agência XV de novembro do Itaú.

Para Luiz Geraldo Gonçalves, 85 anos, aposentado e há 59 anos associado ao Sindicato, “se não fortalecemos a entidade, quem defenderá nossos direitos junto aos banqueiros?”

“Nosso voto expressa a confiança em quem representará nossos interesses frente ao banco, por isto, temos muita responsabilidade.” Bancária da Nova Central do Bradesco. Cida Carrilho, funcionária do Complexo São João do Banco do Brasil, concorda: “quanto mais gente participa da eleição, mais fortalecido a gente fica.”

“É a primeira vez que participo da eleição e estou achando tudo muito tranquilo, discreto e organizado, como tem de ser mesmo. A urna chega na agência e não atrapalha nosso trabalho. E as informações sobre a eleição foram detalhadas e repassadas com antecedência pelo Sindicato.” Maíra Kiriyama, bancária da Caixa.

“O processo está sendo conduzido na maior tranquilidade e transparência. Conversei com os colegas no departamento sobre a importância de votar. Nossa participação ajuda a construir melhoria nas condições de trabalho.” Bancário do Casp HSBC.

Exemplo – Quem votou na urna instalada na sede do Sindicato, que atendeu preferencialmente aposentados e bancários afastados do trabalho, foi recebido por  Arnaldo Muchon, de 81 anos. Voluntário mesário durante as eleições, ele também é vice-presidente da Abaesp, entidade que representa os bancários aposentados de São Paulo. “Participar de uma eleição como essa é uma questão de cidadania”.

Natural de Sorocaba e nascido em 1929, chegou em São Paulo em 1958 e, um ano depois começava no antigo Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais. Foi nesse mesmo ano de 1959 que, sob a matrícula 28.881, Arnaldo se sindicalizou.

“Desde que entrei no banco, quis participar do Sindicato. Eram tempos difíceis, a gente levava marmita por não ter auxílio-refeição ou alimentação. Havia uma pequena gratificação anual que quiseram tirar quando começou o 13º (em 1962). Foi o sindicato que manteve o benefício e o 13º e ampliou nossos direitos.”

Por Redação – 16/06/2011

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br

Close