fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:49 Sem categoria

Trabalhadores lutam por melhores condições de trabalho

Seminário cobra melhores condições de trabalho; objetivo do encontro foi ampliar atuação da UNI no país e divulgar estratégias para garantir unidade de ações transnacionais

ão Paulo – Cerca de 60 representantes sindicais do setor de serviço, entre eles os bancários, estiveram no seminário A UNI e os Desafios da Organização Internacional. O encontro foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 20 e 21 de junho, e organizado pelo Conselho de Enlace Brasil, vinculado à UNI Sindicato Global.

Foram debatidos temas como o fortalecimento sindical e o compromisso de “romper barreiras” por meio da organização e da união em torno de melhores condições globais de trabalho, tema do 3º Congresso Mundial da UNI que aconteceu em novembro passado, no Japão.

Representando o Sindicato esteve a secretária de finanças Rita Berlofa, além dos dirigentes Érica Godoy e Mario Raia. “Saímos de lá mais fortalecidos para os desafios do próximo triênio, aumentando nossas relações intersindicais”, explicou o dirigente sindical.

Santander – Durante o encontro foi debatido o plano de ação do Conselho de Enlace Brasil para as empresas multinacionais, onde foi definida a continuidade da campanha “Santander, respeite o Brasil e os brasileiros”, que tem denunciado a atuação do banco espanhol que mantém práticas antissindicais, assédio moral, exigência de cumprimento de metas abusivas e ainda o calote nos aposentados do antigo Banespa.

> Bancários protestaram na final da Libertadores

A pressão do Sindicato é para que o Santander assine um compromisso pela liberdade sindical reconhecendo o direito de negociação coletiva, pelo combate e a prevenção de problemas de saúde derivados da atividade laboral, combate ao assédio moral e sexual, garantia de ausência de discriminação no emprego e a promoção da igualdade de oportunidades. Esses e outros pontos fazem parte do acordo marco assinado pelo Banco do Brasil em 30 de maio, que tem validade em todos os países da América onde atua o banco brasileiro. “As empresas transnacionais devem garantir aos trabalhadores dignidade e igualdade de direitos em todos os países onde atuam”, reforça Mario Raia.

Leia mais
> Uni Américas assina acordo marco com BB

Por Marcelo Santos – 28/06/2011

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br

Close