fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:31 Sem categoria

Atividade em Londrina integra Dia Nacional de Mobilização dos trabalhadores

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) está convocando para amanhã (6/07) a realização de atividades em todo o País para o Dia Nacional de Mobilização. O objetivo é pressionar o Governo Federal e as empresas a atenderem a pauta unificada de reivindicações da Classe Trabalhadora.

Em Londrina, a CUT Regional Norte Central realizará uma “Caminhada” pelo Calçadão, com a estimativa de participação de cerca de 120 pessoas, entre trabalhadores, ativistas do movimento popular e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra). Os manifestantes estarão concentrados a partir das 9h00 na Concha Acústica, de onde sairão em “Caminhada” pelo Calçadão, trajando roupas vermelhas e com apitos, até a esquina da Avenida Paraná com a Rua prefeito Hugo Cabral (antigo Coreto). No local será realizado Ato Público (por volta das 11h00), com falações de lideranças presentes nesta atividade.

João Antonio da Silva Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e da CUT Regional Norte Central do Paraná, afirma que o objetivo do Dia Nacional de Mobilização não visa apenas salários. “Esta é uma campanha para pressionar o Governo e os empresários a negociarem a pauta unificada da Classe Trabalhadora, que incluiu propostas sobre o trabalho decente, fim das terceirizações, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, fim do Fator Previdenciário, mais investimentos para a Educação, Reforma Agrária e diversas outras políticas públicas necessárias para que o Brasil continue rumo ao desenvolvimento econômico e social”, aponta.

A respeito do conceito de trabalho decente o sindicalista explica que a CUT defende uma série de condições necessárias para garantir qualidade de vida aos brasileiros. “O trabalho decente não se resume ao salário. É preciso ter remuneração digna, garantia de emprego, condições de trabalho, segurança e uma aposentadoria adequada para que o trabalhador possa usufruir de tranqüilidade no futuro”, destaca João Antonio.

Segundo ele, esta também é uma reivindicação que integrará a Minuta dos bancários na Campanha Nacional Unificada da categoria, a ser negociada com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). “Vamos focar a questão do trabalho decente, cobrando dos bancos as melhorias necessárias para os bancários e também a responsabilidade social do setor que detém a maior lucratividade do País. Isto é possível de ser feito através de mais contratações, melhorias no atendimento à população, redução dos juros para investimentos na produção, entre outras iniciativas que os bancos podem tomar para retribuir à sociedade uma parcela de seus ganhos”, avalia o dirigente sindical.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

Close