fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:29 Sem categoria

Mobilização social como força motriz para mudanças

Deputados bancários, Berzoini e Marcolino, apostam na mobilização social como força motriz para mudanças

A 13ª Conferência Estadual dos Bancários do Estado de São Paulo, realizada neste sábado, 23/7, com participação de cerca de 400 pessoas, contou com análise de conjuntura a partir de exposições dos deputados petistas Ricardo Berzoini e Luiz Cláudio Marcolino.

O deputado federal Ricardo Berzoini fez um apanhado do atual momento político-econômico pelo qual passa o Brasil pós crise mundial de 2008. Conforme o parlamentar, existem dois aspectos de intenso debate neste momento: o crescimento da economia chinesa e a crise financeira da Europa e EUA.

A atual quebradeira de países europeus, com assinatura de acordos para evitar seguidos calotes, tem ocasionado perdas sociais, como se já não bastasse o elevado índice de desemprego. Dentre os exemplos citados por Berzoini estão Portugual e Espanha. No primeiro caso, o parlamento português aprovou um confisco de 50% sobre o 13º salário de quem ganha mais de um salário mínimo. A Espanha, mesmo sendo de governo de esquerda, acaba de aprovar aumento da idade mínima para aposentadoria 65 para 67 anos. “É preocupante porque o ônus da crise está sendo jogado sobre o trabalhador”, avisa o deputado.

Com relação ao avanço da economia chinesa, pode-se observar uma nova fase. “Durante anos, a China priorizou a comercialização de produtos de baixo custo, mas agora ela aposta na onda tecnológica com criação de universidades e produção de patentes. Deste modo, o país hoje é um grande exportador de eletroeletrônicos, materiais de construção e tudo o mais o que se possa imaginar”.

Conforme Berzoini, a investida do país oriental tem acarretado dificuldades para a indústria brasileira ao mesmo tempo em que a dívida internacional coloca em risco tudo aquilo que o Brasil conquistou durante o governo Lula. “Todos sabem que nosso país é controlado por grandes grupos econômicos, dentre os quais está o setor financeiro com os seus elevados lucros. Por isso está correto a classe trabalhadora fazer o debate para manter aumento real de salário e PLR justa e maior”.

O deputado também chama a atenção para a importância de os movimentos sociais se organizarem por uma nova regulamentação do sistema financeiro. “A lucratividade dos bancos continua despudorada, a concentração bancária cresce, enquanto a exploração sobre os bancários e os clientes dos bancos se torna ainda mais acirrada. Tudo isso por que o Banco Central não fiscaliza”, avisa Berzoini ao complementar: ”A categoria bancária tem uma força política que deve ser usada justamente para pressionar o BC a cumprir o seu papel social, bem como para fazer a defesa de um Estado voltado para toda a sociedade”, frisa Berzoini.

Após a análise da conjuntura nacional, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino, listou dados do Estado de SP.

Em sua apresentação, Marcolino apresentou números demonstrando cortes nos investimentos do governo do PSDB na infraestrutura estadual. Conforme o deputado, o setor da Saúde agoniza com desvio de verbas, a população sofre com total falta de segurança frente a índices mascarados de queda da violência. Nos quesitos Habitação, Saneamento e Transportes, o desmonte é total, enquanto Esporte e lazer é praticamente renegado.

“No estado de SP, governo após governo destrói tudo o que foi feito anteriormente ampliando ainda mais o desmonte. Primeiro perdemos o Banespa, agora perdemos a Nossa Caixa, o que acabou totalmente com a estrutura da habitação e saneamento. Hoje não tem mais nada no lugar”, afirma Marcolino ao relatar um intenso trabalho para mudar tal situação.

“Estamos discutindo na Assembleia Legislativa a tomada de ações a partir das regiões administrativas. Além disso, incluímos na LDO (Leis de Diretrizes Orçamentárias) discussões sobre audiências públicas para debater o orçamento 2012, para que os recursos possam de fato ser direcionados para o desenvolvimento do Estado. Para isso, é fundamental a participação dos movimentos sociais nas audiências públicas. Na minha avaliação, a mobilização popular tem poder de mudar essa situação que está ai e, mais, temos sim grandes chances de em 2014 ganhar o governo do estado de SP”, conclui Marcolino.

Por Lucimar Cruz Beraldo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.fetecsp.org.br

Close