fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:44 Sem categoria

Base do governo tucano organiza manobra política para boicotar o 20 de novembro no Paraná

Votação do projeto de lei que estabelece feriado no Dia da Consciência Negra foi adiada por mais 10 sessões

Escrito por: APP Sindicato

Mais uma vez líderes do Movimento Negro do Paraná saíram indignados da Assembleia Legislativa. O projeto de lei (PL) 221/2011 que estabelece feriado em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – foi adiado por mais 10 sessões, graças a um requerimento aprovado por 33 votos contra 10. Apenas a bancada do PT e três deputados do PMDB votaram para que o projeto prosseguisse em votação. “Há um medo de vários parlamentares de se comprometer com a pauta do movimento negro, mas também não querem se indispor”, analisa Luiz Carlos Paixão, secretário de Imprensa da APP-Sindicato. Isso explica porque o projeto tem sido adiado há três sessões.
Da primeira vez, na segunda-feira passada, a alegação é que o projeto possuía um erro de digitação. Na quarta-feira, o presidente da casa Valdir Rossi suspendeu a plenária por falta de quórum após quinze minutos de espera, o que foi questionado e repudiado por vários deputados. No início da sessão, Marcilene Garcia de Souza, socióloga do Instituto de Pesquisa da Afrodescência (IPAD) falou sobre a importância do projeto e Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP, também foi à tribuna levar as pautas dos servidores, o que devia ter sido feito na sessão suspensa do dia 26.
Desta vez, para fugir da votação, os deputados entregaram o documento alegando ser necessário mais tempo para analisar o assunto. “Esse requerimento é uma tentativa de não votar no projeto. Quem votar a favor está votando contra o movimento negro”, protesta o deputado Professor Lemos, autor do PL. O constrangimento foi tamanho que houve quem pedisse que a votação fosse secreta.
Alguns deputados se defendem alegando que preferem esperar a sanção ou não do feriado pela presidente Dilma. Mesmo com a aprovação nacional, os negros lutam pelo reconhecimento local. “A lei estadual é importante visto que na história do Paraná, infelizmente, tem se omitido a contribuição da população negra”, argumenta Luiz Carlos Paixão. “Nós voltaremos daqui a dez sessões com mais lideranças negras e esperamos a aprovação”, completa.
“Infelizmente os deputados perderam a oportunidade de colocar o Paraná na vanguarda, porque em muitos lugares já se reconhece a importância do negro na sociedade”, lamenta Elizamara Araújo, da Secretaria de Gênero e Igualdade Racial da APP.
A pauta está na assembleia desde 2009, foi reapresentada em fevereiro e obteve o parecer favorável de todas as comissões da casa. A data lembra o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares e já é feriado em outros oito Estados. O dia 20 de novembro é celebrado nacionalmente desde 2003, estipulada pela Lei Federal 10.639/03, que também incluiu no calendário escolar a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro à História do país.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br

Close