fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:11 Sem categoria

Maioria dos municípios sobrevive graças à Previdência Social

ANFIP lança livro comprovando que maioria dos municípios sobrevive graças à Previdência Social

A ANFIP promove neste dia 29/11 o lançamento do livro “A Previdência Social e a Economia dos Municípios – 6ª Edição – Revisada e Atualizada”, de autoria do presidente da Entidade, Álvaro Sólon de França. Nessa publicação, Álvaro Sólon demonstra que a Previdência Social é a responsável pela sobrevivência econômica da maioria dos municípios brasileiros, uma vez que, em quase 70 por cento desses municípios, a soma dos benefícios previdenciários supera o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A sexta edição, totalmente atualizada, será lançada no Café do Salão Verde da Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, com início às 18 horas. O livro, além de apresentar dados, por Estados e Regiões, da Arrecadação, Benefícios emitidos e FPM, assinala a importância da Previdência como mecanismo de redução da pobreza e de redistribuição de renda, apontando estudo do Ministério da Previdência Social: “…o pagamento de benefícios previdenciários do RGPS conseguiu retirar 23,1 milhões de pessoas da linha da pobreza em 2009. O percentual de pobres sem as transferências previdenciárias situou-se em 42,2%. Com as transferências previdenciárias esse percentual caiu para 29,7%, passando a representar 12,5% do total da população de referência daquele ano”.

O livro é prefaciado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que destaca, por sua vez, os dados apontados pela publicação: “…é importante enfatizar que a relevância da Previdência não é apenas por seu papel de proteção social, mas também de grande importância no desenvolvimento humano e para a economia dos municípios. Como apontado por este estudo, em 2010, 3.875 cidades contaram com pagamentos da Previdência superiores ao do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ou seja, quase 70% do total. Portanto, grosso modo, de cada três cidades brasileiras, em duas os benefícios do INSS superam as transferências do FPM. Em 4.589 municípios (82% do total), os pagamentos da Previdência superam a arrecadação.”

Confira a edição atual (http://www.anfip.org.br/publicacoes/livros/includes/livros/arqs-swfs/a_previdencia_social_economia_municipios.swf)  e leia a próxima quando estiver disponível.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.anfip.org.br. ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR

Close