fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:44 Sem categoria

Ousadia, lutas e conquistas

O ano de 2011 foi marcado pela ousadia. A Fenae não poupou esforços para investir nas Apcefs e no movimento associativo, assim como em ações que promovam o bem-estar do pessoal da Caixa.

A aproximação com as associações foi fortalecida. Inúmeros investimentos diretos foram feitos nas Apcefs, que melhoraram suas estruturas e estão oferecendo cada vez mais conforto aos associados.

Até 2014, os investimentos devem chegar a R$ 9 milhões, sendo que 50% já foram realizados. Além disso, a Fenae apoiou eventos de grande porte como os Jogos Regionais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, realizados pelas associações e que contaram com centenas de participantes.

As associações também receberam apoio na realização de corridas, passeios, comemorações ao Dia do Saci e ao Dia do Aposentado, entre outras ações.

O ano também foi marcante no campo das lutas dos empregados da Caixa. A parceria entre Fenae e Contraf/CUT resultou numa campanha salarial vitoriosa com importantes avanços sociais e conquistas políticas para a categoria, como o fortalecimento do aumento real, que ajuda a recompor o poder de compra dos salários, e o compromisso da Caixa em aumentar o número de trabalhadores para até 92 mil empregados.

A Fenae também manteve atuação nos fóruns do movimento por moradia popular e outras esferas que lutam pela defesa da Caixa Econômica Federal como instituição pública, a serviço do país e de sua população, sobretudo a mais carente.

Em defesa dos direitos dos aposentados, a diretoria da Fenae tem sido atuante, acompanhando e participando das atividades da Funcef. Neste ano, a Fenae conseguiu na Justiça a prorrogação por cinco anos do prazo para ajuizar ação de inclusão do CTVA no saldamento do REG/Replan, uma importante vitória para os beneficiários.

Juntamente com o Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos, a Fenae também trabalhou ativamente para reverter os prejuízos causados pelo crescimento do contencioso jurídico da Fundação. A situação é preocupante e foi tema de diversos debates e mobilizações que vão continuar pelo ano de 2012, a fim de cobrar da patrocinadora sua responsabilidade no contencioso jurídico e assim, diminuir o passivo gerado por essas ações jurídicas.

Em parcerias com as Apcefs, a Fenae contribuiu com as comemorações do Dia do Aposentado, e apoiou a Fenacef na realização do Simpósio dos Aposentados e dos Jogos dos Aposentados. Além disso, a Fenae promove a inclusão dos aposentados nos fóruns que discutem os temas da Funcef e outras questões políticas que beneficiam diretamente esses bancários.

Em 2012, a Fenae vai continuar fortalecendo as parcerias com as Apcefs, com o movimento sindical bancário e com os aposentados, para fazer avançar as lutas e as conquistas dos trabalhadores da Caixa.

Fonte: Fenae Net
EDITORIAL COLHIDO NO SÍTIO www.fenae.org.br
Close