fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:23 Sem categoria

Volume de crédito cresce 19 porcento em 2011; confira a nota do BC

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O volume de crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a R$ 2,029 trilhões no final do ano passado. Em 2011, o crédito cresceu 19%, uma redução do ritmo em relação a 2010, quando a expansão chegou a 20,6%.

Em relação a tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), o volume de crédito ficou em 49,1% em dezembro do ano passado, ante 45,2% em 2010.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, em dezembro, o país registrou crescimento do volume de crédito em um ritmo um pouco maior do que em outros meses. A expansão mensal do saldo do crédito foi de 2,3%, no mês passado.

De acordo com Maciel, em 2011, houve dois momentos para a expansão dos empréstimos no país. “Até meados do segundo semestre em que a gente observava uma acomodação mais clara do crédito, refletindo os efeitos da política monetária [aumento da taxa básica de juros, a Selic, que serve de referência para as demais taxas] e as medidas macroprudencias [de restrição do crédito, adotadas em dezembro de 2010]”, disse.

No período final do ano, com a reversão parcial das medidas de restrição ao crédito e reduções na taxa Selic, houve uma mudança de “comportamento do crédito”. “A gente observou, no final do ano, uma evolução do crédito em ritmo mais acentuado, mas ainda dentro de ambiente de cautela que tem sido relatado pelos bancos”, acrescentou.

* A matéria foi ampliada às 13h17     //     Edição: Lílian Beraldo

================================

Crédito habitacional cresceu 44,5% no ano passado

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os financiamentos habitacionais somaram R$ 200,5 bilhões no final do ano passado, com crescimento de 2,7% em dezembro, em relação ao mês anterior. No ano, o aumento foi de 44,5%. Os dados, divulgados hoje (27) pelo Banco Central (BC), envolvem operações para compra e construção de moradias, com recursos livres e direcionados.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, a expectativa é que esse tipo de financiamento continue crescendo acima da média neste ano. “Há espaço para isso”, afirmou.

De acordo com Maciel, o motivo dessa perspectiva é que o Brasil ainda apresenta crescimento abaixo da expansão desse tipo de financiamento em outros países. Ele acrescentou que só agora o país alcançou o patamar de 4,8% do crédito habitacional em relação a tudo o que produz – Produto Interno Bruto (PIB). Em 2010, essa relação estava em 3,7%. “É um percentual bastante modesto comparativamente ao padrão internacional”, disse ele.

O diretor do Banco Central acrescentou que o crédito habitacional não crescia tanto em função das taxas de juros alta e da renda e que agora o segmento conta com aprimoramentos e programas que impulsionam a expansão.

Edição: Nádia Franco

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://agenciabrasil.ebc.com.br

==========================================

BC divulga Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do SFN à Imprensa

27/01/2012 10:30:00

Brasília – O Departamento Econômico do Banco Central divulgou a Nota à Imprensa de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional, com os dados atualizados até dezembro de 2011. Clique para acessar a íntegra da nota à imprensa.

Brasília, 27 de janeiro de 2012 Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bcb.gov.br

Close