fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:06 Sem categoria

Sindicato de Umuarama e Região aliado do povo no cambate às LER e aos DORT

Atendendo requerimento da CUT, Câmara municipal de Umuarama (PR) realiza audiência sobre LER/DORT

02/03/2012

Gestores se comprometeram com a criação de um Grupo de Trabalho que debaterá a implementação das resoluções das conferências municipais de saúde

Escrito por: Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região

No dia 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, a Câmara Municipal de Umuarama, no Paraná, realizou uma audiência pública para debater o assunto. A audiência foi realizada em atendimento a um requerimento da CUT Regional Noroeste e do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, encaminhando proposta de ação da Central Única dos Trabalhadores no Paraná.

 

A audiência contou com a presença de representantes de quase todos os sindicatos de trabalhadores com atuação na cidade de Umuarama, de quase todos os vereadores do município, além de representação do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Regional da Secretaria Estadual de Saúde e da população em geral. O evento também contou com ampla cobertura da imprensa local.

 

A Audiência contou com pronunciamentos de Marcelo Derenusson Nelli, presidente da Câmara; do Dr. Pe. Sérgio Grigoleto, assessor da Pastoral da Saúde da Diocese de Umuarama, convidado porque a igreja católica, em sua Campanha da Fraternidade de 2012, está refletindo sobre a saúde pública; de Edilson José Gabriel, coordenador do Sindicato dos Bancários de Umuarama e membro da Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Paraná; de José Carlos Gonçalves, Secretário Municipal de Saúde de Umuarama; e Marcelo Montanha da Silva, diretor do Seeb Umuarama e ex-representante da CUT-PR no Conselho Estadual de Saúde do Paraná.

 

Durante suas intervenções, Edilson e Marcelo lembraram aos presentes, em especial aos representantes do poder público, que as Conferências Municipais de Saúde de Umuarama, desde 2003, traziam resoluções exigindo que a Vigilância em Saúde do Município fosse dotada de condições técnicas e jurídicas para a fiscalização das condições de trabalho das empresas em funcionamento no município. O representante da CUT também ressaltou que, sendo bancário, é membro de uma das categorias profissionais mais atingidas pelas doenças ocupacionais nos dias de hoje. Edilson também chamou a atenção dos presentes para uma realidade preocupante, “as principais ocupações em Umuarama e região, aquelas que geram a maior quantidade de empregos, são as mais sujeitas às LER/DORT nos dias de hoje, ou seja, o corte de cana, a fabricação de roupas e o trabalho nos frigoríficos de carne e de frango e no ramo da fabricação de alimentes em geral”. A afirmação foi amplamente corroborada pelos palestrantes e por todos os presente.

 

Lindomar Aparecido Soares, diretor de Política Sindical do Sindicato dos Bancários de Umuarama, coordenador da CUT Regional Noroeste e idealizador do evento, avaliou que a Audiência foi de sucesso absoluto. “Além do altíssimo nível dos debates, ao final conquistamos o compromisso da Câmara Municipal, e das demais instituições presentes, com a constituição de um Grupo de Trabalho que irá debater a implementação das resoluções das conferências municipais de saúde que se referem à prevenção das doenças e acidentes do trabalho. Uma conquista para a classe trabalhadora do município”, finalizou Lindomar.

Close