fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:48 Sem categoria

Dia Internacional da Mulher: a luta pela igualdade é permanente

A nossa luta em busca de uma sociedade justa e igualitária passa, necessariamente, pelo reconhecimento da relação desigual e excludente que viveram as mulheres durante séculos. A igualdade que buscamos não significa igualitarismo, mas sim a igualdade de direitos e oportunidades, condição esta que lutamos para todas/os em nossa sociedade.

Esse mês, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, é um momento para refletir como a luta em busca da igualdade fizeram-nas conquistar o direito ao voto, os estudos, o mercado de trabalho, o respeito profissional, entre tantos outros direitos antes negados.

Além disso, obtivemos uma grande conquista recentemente, com a eleição da primeira mulher presidenta do nosso país, o que conseguiu quebrar paradigmas e mostrar para toda a sociedade que a mulher também pode ocupar cargos de poder e decisão. Porém, temos a consciência de que precisamos fazer com que a participação das mulheres dentro e fora da política se torne a regra e não uma exceção.

Apesar de muitos avanços na luta, infelizmente, ainda convivemos com a realidade da violência doméstica. São ainda as mulheres as principais vítimas do trabalho escravo e da exploração sexual. Mesmo com a conquista e os avanços na Lei Maria da Penha, sabemos que a luta pela erradicação da violência contra as mulheres é permanente.

Há ainda um longo caminho a percorrer na busca da igualdade de oportunidades e de direitos para um desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e valorização do trabalho. É uma luta ampla, a ser enfrentada por homens e mulheres que acreditam em um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Sabemos que união e o companheirismo são fundamentais para que alcancemos uma sociedade em que o ser humano seja o mais importante, independente do seu gênero, raça, religião ou opção sexual. E é nesse caminho, com a solidariedade entre homens e mulheres, que a nossa luta por um mundo melhor deve seguir.

Escrito por: Vagner Freitas, secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br

Close