fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:05 Sem categoria

Temos o que comemorar: Sindicato completa 55 anos

Luta dos trabalhadores do norte do Paraná remonta à década de 1950

Em janeiro de 1957 um grupo de bancários londrinenses resolveu fundar uma Associação para organizar atividades esportivas e culturais, como forma de promover a confraternização entre os colegas e seus familiares.

Alguns meses depois a Associação passou a se ocupar de outros assuntos, como a jornada de trabalho, condições de trabalho e outros problemas enfrentados nos bancos.

Daí surgiu a necessidade de transformar a entidade associativa em Sindicato de classe, o que ocorreu no dia 4 de maio de 1957, sendo legalmente reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 26 de julho do mesmo ano.

Depois de integrado às lutas nacionais dos bancários, o Sindicato, assim como outros movimentos organizados da sociedade civil, como partidos políticos e a UNE (União Nacional dos Estudantes), sofreu a intervenção da Ditadura Militar em 1964.

Foram cerca de 20 anos de uma administração descompromissada com os interesses da categoria. Descontentes com esta situação, um movimento de bancários decidiu lutar pelo fim do atrelamento do Sindicato ao Regime Militar. O “Grupo de Estudos Bancários” assumiu este desafio e colocou como prioridade a retomada da defesa dos interesses dos trabalhadores.

Com este compromisso, a chapa de oposição disputou em 1985 as eleições do Sindicato, defendendo os princípios da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e mostrando aos bancários e bancárias de Londrina e Região que era hora de romper com o sindicalismo de cartório, que até então vigorava.

A repressão na Greve de 1987, comandada por aquele governador que mandou a tropa bater nos professores (lembra!) ,marcou um dos momentos de garra do Sindicato na condução das lutas da categoria bancária.

De volta à gestão democrática

A partir desta vitória, o Sindicato conseguiu envolver os bancários que atuavam na região na mobilização nacional, contribuindo para que a categoria se tornasse referência no movimento sindical. Esta organização foi fundamental para a conquista de direitos da categoria, como os auxílios refeição e alimentação, auxílio creche/babá, plano de saúde, PLR, dentre outros.

O Sindicato, desde então, tem contribuído para a construção de estruturas combativas, seja no Estado (a FETEC-CUT-PR foi fundada em Londrina, em 1992), seja no País (participou ativamente da criação do DNB – Departamento Nacional dos Bancários; CNB – Confederação Nacional dos Bancários; e da Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

Além disso, o Sindicato sempre esteve envolvido nas questões da sociedade, participando dos debates acerca de políticas públicas e engajado nos movimentos pela cidadania.

“É desta forma que comemoramos os 55 anos de fundação do Sindicato de Londrina: com espírito de luta, sempre voltado para a mobilização da categoria e para a defesa da classe trabalhadora”, comemora Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

Uma referência de lutas

Para Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR, a atuação do Sindicato de Londrina foi decisiva para a organização da categoria no Estado. “Foi a primeira entidade da categoria filiada à CUT no Paraná, que com seu trabalho conseguiu conquistar ao longo dos anos mais nove bases sindicais, que representam hoje cerca de 80% dos bancários no Estado”, destaca Elias.

Na opinião de Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, o Sindicato de Londrina tornou-se uma referência de luta para o conjunto da Classe Trabalhadora. “Parabenizamos este aniversário, que simboliza a garra e a persistência de várias gestões em busca de um futuro melhor  para a categoria e toda a sociedade”, finaliza.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br

Close