fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:34 Sem categoria

Sociedade produz aplicativos a partir de dados governamentais

Números do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dados sobre as reclamações enviadas ao Procon, entre outros, estão disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Acessível para o grande público há pouco menos de um ano, desde abril de 2012, o sítio conta com 84 conjuntos de dados e com 1.042 recursos. O grande atrativo, entretanto, são os 15 aplicativos, desenvolvidos pelos próprios usuários do portal.

Alguns aplicativos trazem a atuação de vereadores e deputados, permitindo que o eleitor acompanhe a atuação de seus eleitos. Há, inclusive, um mapa dos acidentes de trabalho no Brasil de 2002 a 2009, desenvolvido com base no anuário estatístico de acidentes de trabalho.

O portal é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP) e tem o objetivo de funcionar como uma referência de catálogo de dados do governo federal. A intenção é que, com o incentivo da Lei de Acesso à Informação, mais instituições governamentais disponibilizem seus dados em formato aberto. Entretanto, o manuseio de alguns instrumentos e a criação de aplicativos exige certa intimidade com programação ou, no mínimo, análise de dados.

Para que seja considerado aberto, um dado deve atender a três quesitos: estar na internet, ser editável (estar em um formato estruturado como, por exemplo, uma planilha ao invés de uma tabela em pdf), e não estar submetido a restrições autorais que ultrapassem a necessidade de creditar a autoria.

www.dados.gov.br

Notícia colhida no sítio http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/comunicacao-publica/em-questao/edicoes-anteriores/janeiro-2013/boletim-1697-18.01/sociedade-produz-aplicativos-a-partir-de-dados-governamentais?utm_campaign=Newsletteremquestao&utm_medium=Gestao.Publica&utm_source=Sociedade.Produz.Aplicativos.A.Partir.De.Dados.Governamentais&utm_content=170113

Close