fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 03:20 Sem categoria

Mantenha seu quintal limpo para combater o mosquito da Dengue

dengue

Passada a temporada de chuva é hora de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, doença que pode levar à morte se não for tratada a tempo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, o índice de infestação do mosquito atingiu 8% na cidade e na Região central o percentual alcançou 13%, enquanto o índice indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 1%.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde lançou uma campanha para incentivar a população a combater o mosquito, visando evitar uma epidemia de Dengue na cidade. No último final de semana, a Prefeitura realizou um mutirão na Região do Centro Social da Vila Portuguesa, retirando toneladas de entulhos e verificando a existência das larvas do Aedes Aegypti nas casas e terrenos baldios.

“É importante que todos se conscientizem da importância de não deixar água parada em vasilhas jogadas nos quintais, brinquedos, pneus velhos, vasos, piscina, aquários e em outros locais onde o mosquito pode colocar seus ovos”, alerta Regiane Portieri, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.

Segundo Regiane, o mosquito da Dengue pode viver entre 30 e 45 dias e seus ovos podem durar até 450 dias caso o local em que estejam alojados não seja limpo. “A Dengue mata. Por isso todos têm a responsabilidade de prevenir a infestação do Aedes Aegypti”, ressalta.

A Dengue tem sintomas parecidos com a gripe comum (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e musculares, falta de apetite e vermelhidão na pela). Em caso de suspeita dessa doença procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo.

dengue1

Dicas para evitar a proliferação do Aedes Aegyti

– Elimine recipientes que possam acumular água, tais como, por exemplo, garrafas, latas, pneus, tampinhas de garrafa, sacolas plásticas, cascas de ovos etc.

– Mantenha limpos o quintal, jardim e datas

– Tampe sua caixa d´água

– Coloque areia nos pratos dos vasos com plantas

– Lave diariamente a vasilha de água dos animais

– Mantenha a calha da casa sempre livre para a passagem da água da chuva

– Faça o tratamento da piscina pelo menos uma vez por semana

Notícia colhida no sítio www.vidabancaria.com.br

c

Close