fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 04:13 Sem categoria • 2 Comments

Sindicato orienta como proceder na greve dos vigilantes

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região entrou em contato com a Superintendência Regional do Paraná da Polícia Federal para saber qual o atual entendimento do poder público sobre o funcionamento das unidades bancárias em caso paralisação dos vigilantes. Segundo a PF, se não houver vigilantes, os funcionários podem até ter acesso às unidades e realizar serviços internos, desde que não haja qualquer movimentação de numerário ou atendimento ao público.

Como a Lei 7.102/1983 define apenas que na ausência dos vigilantes “é vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário” (leia na íntegra aqui), o que não deixa claro se é possível ter expediente interno nas agências nestas situações, o Sindicato enviou um pedido de orientação ao Coordenador-Geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal, em Brasília, e aguarda resposta.

Acompanhe mais informações sobre a greve do vigilantes no Facebook.

Orientações – Sendo assim, até segunda ordem, o Sindicato solicita que, em caso de ausência parcial ou total de vigilantes nas unidades, o cofre seja mantido trancado e o fluxo de entrada e saída de funcionários nas agências seja reduzido ao estritamente necessário. Além disso, não é permitido a realização de qualquer movimentação de numerário, bem como abastecimento dos terminais ou coleta de envelopes.

O Sindicato orienta ainda que não seja feito nenhum tipo de atendimento ao público, nem mesmo “triagem” de clientes nas portas das unidades ou manutenção de funcionário nas salas de autoatendimento, medidas que visam diminuir os riscos para todos que estejam dentro das agências. A preservação da vida deve ser a palavra de ordem!

Leia mais:

Bancários apoiam paralisação dos vigilantes

Vigilantes de todo o Brasil param no dia 01

Por: Renata Ortega

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=16072&id_cat=1

Close