fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:18 Sem categoria

28 de fevereiro: Sindicato promove semana das LER/Dort


Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região promoverá diversas atividades em função do Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre as LER/Dort (28 de fevereiro). As Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) são um conjunto de doenças originadas na organização do trabalho deficitária e em ambientes inadequados. Caracterizam-se pelo desgaste dos nervos músculos e tendões e seus principais sintomas são dores, sensação de dormência, queimação e fadiga, dificuldade de controle e diminuição da força em partes do corpo como braços, pescoço e costas.

Apesar do avanço das doenças psicossomáticas, as LER/Dort continuam sendo as que mais acometem bancários, entre outras categorias de trabalhadores. São responsáveis por mais de 50% das comunicações de doenças de trabalho no Brasil e consomem uma porcentagem expressiva dos R$ 20 bilhões que se estima serem gastos anualmente com acidentes e doenças do trabalho no país. Por isso, o Sindicato estará promovendo uma ampla programação, com o objetivo de alertar os trabalhadores sobre o perigo que essas doenças representam e destacar a importância da prevenção. Confira:

Quarta-feira, 27 de fevereiro
Início:
 9h00
Término: 17h00
Local: Boca Maldita (Rua XV de Novembro)

Através de uma parceria do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMSC), serão montadas duas barracas na Rua XV de Novembro, que oferecerão aos transeuntes sessões de massoterapia e acupuntura. Estarão presentes profissionais de Fisioterapia e Medicina do Trabalho, além de alunos da UFPR, dirigentes do movimento sindical bancário e representantes da SMSC e do Crefito.

Quinta-feira, 28 de fevereiro
CSO Palladium

Palestra: Prevenção às LER/Dort
Palestrante: Dr. Baracho, médico
Horário: das 13h00 às 14h30
Local: Auditório do CSO Palladium

CABB São José dos Pinhais
Palestra: 
Prevenção às LER/Dort
Palestrante: Dr. Baracho, médico
Horário: das 16h00 às 17h30
Local: Auditório da CABB São José dos Pinhais

 
Por: Renata Ortega
SEEB Curitiba

Close