fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:11 Sem categoria

Bancários de Londrina destacam necessidade de prevenção das LER/Dort

Crédito: Seeb Londrina

Seeb LondrinaAto pelo Dia Internacional de Prevenção das LER/Dort que ocorre nesta quinta

O Sindicato dos Bancários Londrina realizou na terça-feira (26) uma atividade no centro da cidade, divulgando aos bancários e à população a necessidade de prevenção das LER/Dort. O ato fez um alerta para marcar o Dia Internacional de Prevenção das LER/Dort, a ser celebrado nesta quinta-feira (28).

As LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os Dort (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais, em especial a bancária.

Elas são doenças ocupacionais, ou seja, relacionadas ao trabalho, e surgem em função de atividades repetitivas e do ritmo em que são executadas, provocando desgaste dos tendões e dos músculos das mãos e braços. Também contribui para agravar o quadro da pessoa lesionada a ergonomia dos móveis e a postura da mesma em seu local de trabalho.

Durante a atividade foi distribuída à população uma Carta Aberta, explicando o que são as LER/Dort, quais os fatores de risco que levam ao aparecimento da doença e orientações sobre a prevenção.

Também foi lançado na atividade o Guia de Saúde Laboral, produzido para a categoria contendo uma série de orientações sobre como prevenir as LER/Dort.

“Nosso objetivo é conscientizar os bancários e as bancárias para prevenir a incidência de LER/Dort, adotando posturas corretas no local de trabalho, observando os intervalos para descanso e procurando auxílio-médico assim que surgir algum sintoma”, explica Regiane Portieri, secretária de Saúde do Sindicato.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Londrina

============================================================================

ALERTA
LER/DORT: tratamento deve ser feito ao surgirem os sintomas


A LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Dist
úrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais, em especial a bancária.

Elas são doenças ocupacionais, ou seja, relacionadas ao trabalho, e surgem em função de atividades repetitivas e do ritmo em que são executadas, provocando desgaste dos tendões e dos músculos das mãos e braços. Também contribui para agravar o quadro da pessoa lesionada a ergonomia dos móveis e a postura da mesma em seu local de trabalho.

Os danos provocados pelas LER/DORT podem ser irreversíveis se as lesões não forem tratadas logo no surgimento dos primeiros sintomas, causando, nos casos mais greves, até mesmo a deformação do membro afetado. Veja quais são os principais sintomas:

* Dor localizada, irradiada ou generalizada
* Desconforto
* Fadiga
* Sensação de peso
* Formigamento
* Dormência
* Sensação de diminuição de força
* Inchaço
* Enrijecimento muscular
* Choques nos membros
* Falta de firmeza nas mãos

Procure ajuda imediatamente

Se você sente algum destes distúrbios procure imediatamente o atendimento de um médico. As LER/DORT, como diversas outras doenças ocupacionais, são reconhecidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e garantem ao trabalhador lesionado o recebimento de benefício enquanto o mesmo estiver em tratamento, além de estabilidade no emprego.

A própria CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) tem cláusulas que dizem respeito a estas doenças, garantindo a reabilitação do bancário ou bancária antes de retomar suas atividades no banco. A CCT também assegura a manutenção do salário enquanto o INSS não aprova o pagamento do benefício.

Por isso, não esconda as LER/DORT. Comunique o que esta sentindo ao médico do trabalho quando for fazer o exame periódico e procure o seu Sindicato para receber orientações acerca dos seus direitos. Previna-se!

 

Close