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Presidenta Dilma anuncia investimento de 5,3 bilhões de reais no transporte coletivo de Curitiba e Região

Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (29) o investimento de R$ 5,3 bilhões no transporte coletivo de Curitiba e da região metropolitana. Os recursos serão investidos em conjunto com os governos estaduais e municipais. A parcela federal faz parte dos R$ 50 bilhões destinados à mobilidade urbana contidos nos cinco pactos firmados pela presidenta para atender às reivindicações das manifestações de junho e julho deste ano.

O transporte urbano, disse a presidenta, “é uma questão essencial, porque diz respeito à vida das pessoas, não é só a qualidade e a segurança no transporte, mas quantidade de tempo que as pessoas gastam no transporte público do trabalho para a casa e de casa para o trabalho e a quantidade de tempo que as crianças e os jovens gastam para ir e voltar da escola”.

Dilma destacou que, em Curitiba, a maior parte dos recursos, R$ 4,56 bilhões, será investida na construção do metrô, com 17,6 quilômetros de extensão. Desses recursos, R$ 1,8 bilhão será do Orçamento Geral da União. Mais R$ 1,4 bilhão serão financiados em condições privilegiadas, com 30 anos de amortização, cinco anos de carência e juros subsidiados.

O governo, segundo Dilma, é o primeiro a oferecer financiamentos desse tipo. “Isso explica por que, durante muito tempo, não se fez metrô neste país, porque não tinha linha de financiamento do governo federal”. Mais cidades também serão beneficiadas com investimentos em metrô: Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

“Nossa prioridade é garantir qualidade ao sistema e gerar incentivos para que a população deixe o carro em casa e passe a usar o transporte coletivo e, com isso, todos nós vamos ganhar tempo para as nossas vidas”.

A presidenta voltou a falar do andamento de outros dois pactos: para a educação e a saúde. Sobre o Programa Mais Médicos serão, até o final do mês, 3,5 mil médicos atendendo em todo o país, beneficiando cerca de 47 milhões de brasileiros.

Sobre a educação, a presidenta voltou a falar da importância da licitação de Libra. Segundo a presidenta, 75% dos recursos do petróleo gerados por Libra seão destinados ao governo federal, aos estaduais e municipais. Os recursos de Libra, somados aos royalties e a 75% da metade do Fundo Social do Pré-Sal, “que no mínimo estará em torno de R$ 600 bilhões, R$ 700 bilhões. Isso conduzirá a uma receita permanente e constante deste país para investir em educação”. Ela disse que o poço já havia sido licitado no passado, mas que não chegou a ser explorado, “pararam a 1,5 mil metros antes de achar [a área do pré-sal], para a sorte do Brasil e dos brasileiros”.

A presidenta segue agora para Foz do Iguaçu (PR), onde vai inaugurar uma linha de transmissão na subestação de energia da margem direita de Itaipu Binacional. “Esta linha de transmissão cobrirá 25% da demanda por eletricidade do Paraguai, ampliando industrialização, investimentos e geração de riqueza”, escreveu no Twitter.

Notícia colhida no sítio http://www.pt-pr.org.br/noticias/5/12460/dilma-anuncia-investimento-de-r-53-bilhoes-no-transporte-coletivo-de-curitiba

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Curitiba terá R$ 5 bilhões para mobilidade, o maior investimento da história

29/10/2013 16:24:00

Curitiba aplicará nos próximos anos R$ 5,2 bilhões em obras voltadas para a melhoria do transporte coletivo e da mobilidade. É o maior investimento da história da capital e faz parte do projeto de transformar Curitiba numa cidade efetivamente multimodal. Os recursos vão custear a implantação do metrô e de mais três projetos: a conclusão do corredor de transporte da Linha Verde, a revitalização da Linha Inter 2 e o aumento da capacidade das canaletas de ônibus.

O investimento foi anunciado nesta terça-feira, em Curitiba, (29) pela presidenta Dilma Roussef e pelo prefeito Gustavo Fruet, em solenidade que teve também a presença da vice-prefeita Mirian Gonçalves, do governador Beto Richa, além de ministros, secretários municipais e estaduais, senador, deputados, prefeitos de municípios da Região Metropolitana e vereadores, entre outras autoridades.

O anúncio marca o início de um período de retomada do planejamento e da qualidade do sistema de transporte da capital. O valor anunciado inclui recursos do governo federal, do Município e do Estado. Além de finalmente ganhar sua primeira linha de metrô, Curitiba ampliará de 80 para 148 quilômetros a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus, reforçando a prioridade para o transporte coletivo.

A presidenta Dilma Roussef destacou que a destinação dos recursos foi facllitada pelo fato de a Prefeitura de Curitiba ter um projeto encaminhado, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse aberto em maio. “Isso significa que o prefeito estava adiantado, que tinha elementos, que a obra não só é factível, como vai começar”, afirmou. “Uma cidade cresce, muda, é um organismo vivo, e exige do poder público novo planejamento. Isso requer esforços unificados das três esferas de governo, sem levar em conta questões partidárias, mas o interesse da população”, disse.

“O futuro de Curitiba como cidade multimodal começa a ser escrito hoje”, disse o prefeito Gustavo Fruet, lembrando que os projetos aprovados  integram o ônibus a outros modais, como o metrô e a bicicleta. “É o maior aporte de recursos que a cidade já recebeu. Um dia histórico para Curitiba, que graças à união de esforços realiza um sonho antigo.”

Metrô

A maior parte dos recursos será aplicada na implantação da primeira fase do metrô curitibano, que terá 17,6 quilômetros, com 14 estações entre a Cidade Industrial e o Cabral (o projeto prevê mais 4,4 quilômetros até o terminal de Santa Cândida, com duas estações no trecho, numa segunda fase).

O governo federal investirá R$ 1,8 bilhão na primeira fase do projeto, com recursos do Orçamento Geral da União. A Prefeitura entrará com R$ 700 milhões e o Estado com mais R$ 700 milhões – valores a serem financiados pela União, provavelmente via BNDES. A iniciativa privada deverá aportar R$ 1,365 bilhão.

A presidenta destacou que, além de colocar recursos do Orçamento Geral da União, o governo federal vai financiar a parcela do Município e a do Estado no projeto do metrô, “em condições absolutamente diferenciadas”. Os recursos deverão ser pagos em 30 anos, com cinco anos de carência, e correção pela TJLP mais 2,5% ao ano.

A meta da Prefeitura é lançar os editais – tanto do metrô quanto das outras obras – até o início do ano que vem.

O prefeito Gustavo Fruet lembrou que a implantação do metrô em Curitiba é discutida desde 1969, quando a equipe do então prefeito Omar Sabbag realizou o primeiro estudo sobre o modal. “Foram décadas de sonho e planos frustrados, que agora temos a alegria de encerrar com a concretização desse projeto, numa parceria com o governo federal e o estadual”, disse Fruet. O prefeito agradeceu à presidenta Dilma, à equipe técnica da Prefeitura e ao governador pela parceria.

Ele lembrou que a revisão do projeto do metrô foi uma das primeiras medidas da sua gestão. A equipe encarregada do trabalho encontrou várias inconsistências no projeto anterior e terminou por recomendar a abertura de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para selecionar propostas de aprimoramento do projeto, de forma a torná-lo viável do ponto de vista técnico e financeiro.

Vencedora do PMI, a Triunfo Participações propôs uma série de adequações, entre as quais a extensão da primeira fase (prevista anteriormente para terminar na Rua das Flores) até o terminal do Cabral.

Outras obras

Além dos recursos para o metrô, a presidenta Dilma anunciou a liberação de R$ 408 milhões para três outros projetos propostos pela Prefeitura para sistemas de média capacidade, visando colocar Curitiba em um novo patamar na área da mobilidade: a conclusão da Linha Verde, transformando o antigo trecho urbano da BR-116 em uma via de integração metropolitana; a revitalização da Linha Inter 2, que tem uma das maiores demandas do sistema de transporte coletivo da cidade; e o aumento da capacidade e da velocidade dos chamados BRTs (corredores exclusivos de transporte).

A expectativa da Prefeitura é complementar esse investimento com recursos próprios, elevando o total para algo em torno de R$ 640 milhões.

Os investimentos ampliarão em 85% a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus em Curitiba, que atualmente é de 80 quilômetros. Com a execução dos três projetos, serão mais 68 quilômetros de canaletas, além da readequação de 28 quilômetros (projeto BRT).

“Curitiba foi modelo para o mundo com muitas inovações nas últimas décadas e os investimentos que anunciamos hoje recolocam a cidade na vanguarda na área de mobilidade urbana”, disse o ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro.

O governador Beto Richa destacou a necessidade de investimentos permanentes em mobilidade. “É preciso investir em novos modais, em integração e tecnologia, e hoje um grande avanço é garantido, por meio da união entre diferentes esferas de governo”, afirmou.

Notícia colhida no sítio http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tera-r-5-bilhoes-para-mobilidade-o-maior-investimento-da-historia/31135#.UnAP5idgJ7E.twitter

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