fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:08 Sem categoria

Trabalhadores lutam pela correção da tabela do Imposto de Renda e fim do Fator Previdenciário

A CUT e demais centrais sindicais ocuparam as ruas em diversas cidades do Brasil ontem (12), para exigir o fim do fator previdenciário e a imediata correção da tabela do Imposto de Renda. Em Curitiba as entidades Sindicais realizaram manifestação em frente do prédio do INSS, na Rua João Negrão, centro da capital paranaense.  

 

Para Elias H. Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR, o fim do fator previdenciário é uma luta antiga do movimento sindical, pois o fator penaliza justamente quem mais contribui para o desenvolvimento do país que são os trabalhadores.

Depois de décadas de contribuição tanto para o país quanto para a Previdência Social, no momento em que chega a hora do seu merecido descanso, vê esta possibilidade se distanciar pela redução causada pelo fator, e aí a aposentadoria tem seu valor reduzido. Muitas vezes ainda se vê obrigado a continuar trabalhando para manter uma renda que atenda suas necessidades básicas.

Outro tema de grande importância é a correção da tabela do Imposto de Renda, que já é injusta por si só, pois ataca mais diretamente os assalariados com a retenção do imposto na fonte.

Além de prejudicar os trabalhadores pelas correções abaixo da inflação, o modelo atual do imposto de renda protege a alta renda e, ainda a defasagem de correção das faixas de valores acaba levando parte dos aumentos reais dos salários.

O movimento social e sindical tem se mantido atento a estes temas, porém é preciso que a sociedade em geral e os trabalhadores organizados reforcem estas lutas que são de interesse de todos, destaca Elias.

FETEC-CUT-PR

Close