fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:01 Sem categoria

Sindicato dos Bancários de Umuarama paralisa agência do Itaú contra demissões

 O sindicato dos bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e região, paralisou hoje, das 8h às 12 horas, a agência do banco Itaú na cidade de Guaíra-Pr. Nesta agência, foi demitido um funcionário para o qual faltava apenas 8 meses para se aposentar.  Nas últimas duas semanas, foram demitidos três funcionários, todos com o mesmo perfil, mais de 50 anos de idade e quase trinta anos de banco.

A Paralisação fez parte do protesto que o sindicato realizou contra as demissões que Itaú está promovendo na região.  Além da paralisação, a direção do sindicato utilizou-se de som, faixas e um panfleto que foi distribuído aos clientes e também aos transeuntes que passava pelo local. Clique aqui pra ver galeria de imagens.
Para Edilson José Gabriel, coordenador do sindicato e bancário do Itaú, “é lamentável que o banco Itaú retome o processo de demissões na região de Umuarama, uma vez que apresentou lucro astronômico de R$ 15,3 bilhões em 2013, o maior lucro dos bancos privados no Brasil de todos os tempos”.
Em novembro de 2008, o Itaú anunciou a fusão com o Unibanco. Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013 (em cinco anos, portanto) o Itaú fechou mais de 20 mil postos de trabalho reduzindo o número de funcionários de 110 mil para menos de 90 mil.
O brutal corte de empregos ocorreu mesmo com o acúmulo de lucros cada vez maiores a cada ano. Em 2013, o Itaú bateu novo recorde de lucratividade, apresentando um lucro de R$ 15,3 bilhões, 9,3% maior que o lucro de 2012.
É inadmissível que um banco com um resultado gigantesco como esse, que não enfrenta nenhum problema financeiro, promova a demissão de tantos trabalhadores. É uma política irresponsável, que joga contra o desenvolvimento e os interesses do país.
E não é apenas por causa das demissões que o Itaú deixa a desejar. O Itaú está entre os bancos com mais reclamações no Procon e onde os funcionários mais adoecem, por conta do assédio moral. Trabalhadores, clientes e usuários do Itaú querem muito que o banco das belas campanhas publicitárias venha para a vida real.

Fonte: Pactu Umuarama

Close