fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:36 Sem categoria

MST ocupa prédio da Sede I da Caixa em Curitiba

Na manhã desta terça-feira, 29 de abril, cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) do Paraná ocuparam o prédio da Sede I da Caixa, que fica ao lado da agência na esquina das Av Marechal Deodoro e Marechal Floriano, no Centro de Curitiba.

De acordo com informações divulgadas pelo MST, as ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, que este ano ocorrem a maior parte entre os dias 28 a 10 de maio, em todo o país.

“No Paraná, o objetivo é cobrar do Governo Federal a liberação do recurso para construção das casas nos novos assentamentos e reforma das casas nos assentamentos antigos. Além disso, os trabalhadores reivindicam a alteração na norma do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrado ao Minha Casa, Minha Vida, para que este se adapte a realidade do campo, já que o mesmo esta baseado na realidade urbana”, diz o comunicado.

A Superintendência da Caixa vai receber o comando do MST nesta tarde, a partir das 14 horas, para prestar orientações e informações sobre como funcionam os tipos de financiamento habitacional rural oferecidos pelo banco. Após esse compromisso firmado pela Caixa, os integrantes do MST deixaram a sede do banco e aguardam o horário da reunião na Praça Carlos Gomes.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região entrou em contato com funcionários da Sede I e da Agência Central, que não teve o funcionamento alterado pela movimentação do MST, para verificar se houve alguma intercorrência envolvendo os bancários e para prestar solidariedade e apoio ao MST.

MST quer novos financiamentos – O MST quer que, no Paraná, a Caixa ofereça novas linhas de crédito para financiamento de 1.456 novas casas nos assentamentos rurais e, ainda, financiamento imobiliário para reforma de 16.963 moradias que são mais antigas e precisam de reparos.

Outra reivindicação é que sejam adaptadas as regras do programa Minha Casa, Minha Vida, que já funciona nos assentamentos mas não está direcionado para a realidade dos assentamentos rurais.

Às 14h, o MST também terá uma reunião em Brasília com o Governo Federal.

Atualizada às 13h30


Por: Paula Padilha
SEEB Curitiba 

 

Close