fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:18 Sem categoria • One Comment

Grupos de Trabalho debatem propostas da categoria bancária no Paraná

Desde a a manhã deste sábado, 14 de junho, os 284 participantes da 16ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná estão repartidos em cinco Grupos de Trabalho (GT) para debater as propostas encaminhadas pelas conferências regionais. As propostas aprovadas por consenso nos grupos integrarão a pauta de reivindicações encaminhadas à 15° Conferência Nacional dos Bancários. Já as propostas divergentes serão enviadas para votação na Plenária Final, que será realizada na tarde de hoje.

GRUPO 1 – Emprego

Contando com a presença da economista do Dieese/Contraf-CUT Vivian Rodrigues e do advogado Marthius Sávio, o GT debate os temas relacionados ao Emprego, como a luta contra as demissões, a garantia de emprego e o fim da rotatividade, com destaque para a terceirização no setor financeiro.

GRUPO 2 – Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro

O GT realiza análise do mundo do trabalho bancário, com a participação do economista e diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região Pablo Diaz. Estão e debate a proliferação dos correspondentes bancários, terceirização, bancos do futuro, novos modelos de gestão e bancos operando com celular pré-pagos e associados a empresas de telefonia, entre outros.

GRUPO 3 – Remuneração

No GT estão em debate o aumento real de salário, valorização do piso salarial, melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e implantação de planos de cargos e salários, principalmente nos bancos privados que hoje não possuem, entre outros.

GRUPO 4 – Condições de Trabalho

A partir das exposições sobre os afastamentos pelo INSS, com o assessor jurídico do Sindicato Nasser Ahmad Allan (OAB/PR 28.820), e a segurança bancária, com o diretor da Contraf-CUT Ademir Wiederkehr, os GT debate o combate às metas abusivas e ao assédio moral, a preservação da saúde dos trabalhadores e a segurança bancária, entre outros.

GRUPO 5 – Estratégia

Após análise das negociações das últimas campanhas salariais, os bancários do GT estão propondo e debatendo estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários 2014.
Por: Renata Ortega

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=19284&id_cat=1

Close