fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:46 Sem categoria

Trabalhadores bancários formam Comitê do Plebiscito pela Constituinte

O Comitê Estadual do Plebiscito Popular pela Constituinte no Paraná, juntamente com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e a Fetec-CUT-PR, convidam para reunião nesta quinta-feira, 10 de julho, a partir das 18h00, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários. Na ocasião, será formado o Comitê de Bancários do Plebiscito Popular pela Constituinte, com trabalhadores interessados em participar do processo. Junte-se a nós e multiplique esta ideia!

Reunião :: Comitê Estadual do Plebiscito Popular pela Constituinte
Data:
quinta-feira, 10 de julho
Horário: a partir das 18h00
Local: Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários
(Rua Piquiri, 380 – Rebouças)

Entrevista
O integrante do Comitê Estadual do Plebiscito Popular pela Constituinte no Paraná Gustavo Erwin, mais conhecido como Red, explica sobre a importância do plebiscito por uma Constituinte exclusiva e soberana e a necessidade da Reforma Política. Confira:

Qual a importância do plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva e soberana?
Red:
O plebiscito popular é uma ferramenta já utilizada em outras três ocasiões pelos Movimentos Sociais para debater com a população temas relevante, como a Dívida pública (2000), a Área de Livre Comércio das Américas (2002) e anulação do Leilão da Vale (2007).

O plebiscito não tem valor oficial, mas seu resultado será usado para pressionar os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para realizar a Reforma Política, que irá contribuir para destravar a pauta da classe trabalhadora (que inclui Reforma Agrária, Reforma Urbana, Reforma Tributária, Lei de Meios e Comunicação, Jornada de 40 horas, entre outros). Toda esta pauta está bloqueada por termos um Congresso dominado pelo poder econômico.

Para isso, defendemos a instalação de uma Assembleia Constituinte exclusiva e soberana (com o objetivo de fazer uma nova Constituição e não subordinada a nenhum poder), para reorganizar o país do ponto de vista jurídico, institucional, político, econômico.

Como a Reforma Política poderia destravar a pauta da classe trabalhadora?
Red:
Nossa proposta de Reforma Política, no que diz respeito ao sistema eleitoral, prevê o fim do financiamento empresarial de campanhas (com financiamento público), voto em lista fechada (para fortalecimento dos partidos e programas), aprofundamento da participação popular direta nas decisões sobre temas de interesse nacional e fim do Senado.

Acreditamos que um Congresso com uma outra composição, em que a classe trabalhadora esteja representada de fato, certamente fará avançar o projeto dos trabalhadores, para que o Brasil se coloque na condição de uma nação soberana, democrática e dona do seu destino.

Clique aqui e confira o jornal sobre o plebiscito popular.

Leia também a cartilha sobre o tema. 
Por: Renata Ortega
SEEB Curitiba

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=19382&id_cat=1

Close