fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:51 Sem categoria

Sistema eleitoral da APP-Sindicato é exemplo

Informatizado, rápido e seguro, software pode vir a ser utilizado em eleições por todo o Brasil

Sistema eleitoral da APP-Sindicato é exemplo

APP-Sindicato

Nesta quarta-feira (10) mais de 70 mil profissionais da educação sindicalizados estarão aptos para participar da escolha da direção do maior sindicato do Paraná, a APP-Sindicato. Com mais de 120 mil trabalhadores na base, a instituição é um exemplo de luta, resistência e defesa dos interesses da sua categoria em todo o Brasil. Além da intensa movimentação que cerca o processo eleitoral, outro ponto merece destaque nesta eleição: o sistema de votação.

Para votar e apurar os votos, um grande aparato eletrônico registra, contabiliza e garante a segurança na transmissão de dados. A estimativa é que em até 24 horas após o final da eleição, será possível saber o resultado, mesmo que parte dos locais ainda utilize o voto em papel.

“O eleitor encontrará um computador com um mesário, que pegará um documento com foto e cadastrará os dados no sistema. Se estiver tudo certo, o sistema libera o voto e o mesário se afasta para que o eleitor possa fazer o seu voto de forma isolada. Após o término, um comprovante de segurança é impresso”, explica o assessor técnico da comissão de estrutura da APP-Sindicato e assessor da comissão eleitoral, Edson Luiz da Cruz. “A votação será para quatro instâncias. Na mesma tela do computador, o eleitor vota na chapa para direção estadual, na chapa para direção do núcleo sindical, no representante do seu município e nos membros do conselho fiscal”, completa Cruz.

Ele explica que o sistema cruza os votos de papel e os votos digitais para garantir que não há duplicidade de votos. Também verifica se o número de votos na urna confere com o número de assinaturas dos eleitores. Com todos os procedimentos de segurança garantidos, o resultado final da urna com uma senha específica para este procedimento é impresso. “A apuração é urna a urna. Todos as listas das urnas gerarão um documento final da comissão eleitoral do respectivo núcleo sindical que deverá ser enviada em até 24h para a comissão eleitoral estadual, que vai somar os votos, tabular os resultados e declarar os vencedores”, completa Cruz.

A transmissão de dados ocorre em tempo real via internet. “O voto não circula pela internet, ele vai direto para dentro do software. A informação não é compartilhada, mas ocorre um acesso, com autorização dos demais computadores, ao sistema central”, relata.

Segurança – Para garantir a segurança do sistema, uma série de mecanismos foram adotados. “Para desenvolver o programa nós tivemos um diálogo técnico com a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O TRE-PR passou um conjunto de experiência para a segurança na transmissão e recepção de dados”, recorda Cruz.

Entre os mecanismos de segurança implantados está um sistema “antihacker” que tem monitoramento segundo a segundo, em tempo real. Caso ocorra uma tentativa de invasão não só ela não será computada, como o sistema automaticamente derruba a máquina invasora bloqueando seu acesso. A transmissão de dados também só ocorre quando há uma série de convergências de informações, como as senhas programadas previamente em cada máquina, bem como do IP (número de identificação único de cada máquina na Internet) de cada um dos computadores que já estarão previamente cadastrados.

Além de garantir a segurança e a lisura da eleição, há a preocupação da comissão eleitoral em garantir a transparência durante todo o processo eleitoral. “As chapas vão acompanhar o ‘lacramento’ do sistema no dia que antecede a eleições e receberão um CD com o código fonte do software lacrado. Uma equipe de técnicos contratados fará o monitoramento segundo a segundo e não há impedimento algum para que representantes das chapas acompanhem estes processos”, relata Cruz.

Prata da casa – Esta é a segunda vez que este sistema de votação é utilizado. A primeira foi na eleição anterior da APP-Sindicato e o sistema foi produzido totalmente por funcionários do setor de Tecnologia da Informação do próprio sindicato, pelos desenvolvedores Valdeci Picotti e Simei Prantl.

A avaliação positiva do sistema já tem chamado a atenção de outros sindicatos e entidades Brasil afora, que começam a buscar no sistema da APP-Sindicato um método eficiente e seguro de realizar suas eleições.

“Se tem um elemento que reduz a possibilidade da má-fé, é o voto digital. Ele dá muito mais segurança, além de tudo, dá rapidez tanto na votação quanto na apuração e uma maior eficiência no processo de auditoria, já que é possível saber qual eleitor votou em qual local, em qual momento, mas sem revelar o voto”, conclui Cruz.

Eleições – As eleições da APP-Sindicato acontecem nesta quarta-feira (10) em todo o Paraná, com mais de 3 mil urnas espalhadas por todo o Estado. Três chapas concorrem à direção estadual da entidade para representar os profissionais da educação e lutar pelos seus interesses e direitos nos próximos anos.

Fonte: www.cut.org.br

 

Close