fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:59 Sem categoria

Vitoriosa, APP-Sindicato suspende a greve

Quinze mil pessoas participaram da assembleia que colocou fim à paralisação, mas categoria continua em estado de greve

Escrito por: CUT Paraná

Mais de 15 mil pessoas participaram da na manhã desta segunda-feira (9) da assembleia da APP-Sindicato que colocou fim à greve da categoria. A decisão ocorreu por ampla maioria, já que aproximadamente 95% do público presente na Vila Capanema decidiu pelo fim da paralisação e manutenção do estado de greve.

“A categoria sai vitoriosa. Derrubaram os portões da assembleia para entrarem na história do Paraná e do Brasil. Foi uma luta que transcendeu os professores, professoras, funcionários e funcionárias de escolas. Foi uma luta do conjunto da classe trabalhadora da qual todos vocês são os responsáveis pela vitória”, enfatizou a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz, durante a assembleia.

Com a manutenção do estado de greve a categoria poderá retornar, a qualquer momento, com a paralisação caso a carta de compromissos com a APP-Sindicato assinada pelo Governo do Estado, e avalizada pelo Judiciário, seja descumprida. Vale ressaltar que o documento só foi assinado com a mediação do poder judiciário.

“Quando estamos juntos, somos fortes e podemos muito mais. A nossa greve teve apoio no Brasil inteiro e recebemos mensagens de sindicatos e movimentos internacionais da América latina e se tornou referência para outros servidores e sindicatos. Aqui no Paraná teve 90% de apoio da população enquanto o governador tem 80% de rejeição. Eu quero aqui reforçar que nós avançamos e consideramos a nossa greve amplamente vitoriosa”, afirmou o presidente da APP-Sindicato, Hermas Leão.

Entre as vitórias obtidas com a história greve estão o fim do regime de comissão geral na Assembleia Legislativa, que representava a votação de projetos de interesse público sem a discussão com a sociedade, o pagamento dos atrasados e um cronograma para que as pendências restantes sejam colocadas em dia, o recuo no projeto que pretendia liberar o executivo estadual para colocar a mão nos recursos da previdência dos servidores, entre outras.

Com o fim da greve, os professores, professoras, funcionários e funcionárias de escolas seguiram até o Centro Cívico onde realizarão um ato simbólico que colocará fim ao acampamento na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa do Paraná. O local tornou-se símbolo da resistência da categoria.

Dia Nacional de Luta – Durante a assembleia da APP-Sindicato também ganhou destaque o Dia Nacional de Luta que acontecerá na próxima sexta-feira (13) às 17h na Praça Santos Andrade. O ato será em defesa da Petrobrás, da Democracia, dos Direitos dos Trabalhadores e da Reforma Política por meio de uma constituinte.

“Vamos defender um projeto popular democrático, não queremos golpe no Brasil. Não podemos retroceder, é preciso respeitar as instituições. Estaremos também nas ruas para defender os direitos dos trabalhadores. Nós temos uma missão de manter e ampliar os nossos direitos. Esse é o recado claro que vocês dão a todos os paranaense: com luta se vence”, afirmou o diretor da CUT Nacional e presidente do Instituto Observatório Social, Roni Barbosa.

Ele reforçou que diversos atos acontecerão em cidades de todo o Brasil, de forma unificada e com a mesma pauta central: defender a classe trabalhadora, a democracia, a Petrobrás e a luta por uma reforma política que exclua os financiamentos privados de campanha.
Veja mais imagens da assembleia em nossa Fan Page clicando aqui. 

Close