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Por 10:53 HSBC

HSBC: Bancários denunciam irregularidades no Plano de Saúde Sul América

Sindicato já solicitou reunião com o banco para encaminhar as denúncias e sanar as irregularidades.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região recebeu inúmeras denúncias de irregularidades que vem acontecendo no Plano de Saúde Sul América do HSBC. Entre as reclamações, estão os casos em que o plano não respeita solicitações médicas, solicita insistentemente laudos, exames e relatórios médicos que não se aplicam e, por vezes, se nega realizar o reembolso dos atendimentos (quando as clínicas em que os funcionários realizam atendimento não são diretamente credenciadas no plano, o bancário efetua o pagamento e recebe o valor em forma de reembolso). Há denúncias ainda de casos em que o código informado pelo fisioterapeuta ao plano, muitas vezes, é alterado pelo próprio plano para pagar valor menor pelo procedimento.

Confira alguns casos relatados ao Sindicato:

A bancária gestante recebe uma requisição médica para fazer fisioterapia, pois a gestação normalmente acarreta lombalgia e inchaço. Neste caso, ela entrega a solicitação médica na clínica de fisioterapia que, em seguida, encaminha os documentos para o Plano de Saúde. O plano devolve a requisição, solicitando laudo do exame de imagem. Contudo, uma gestante não pode se submeter a exames de imagem. A clínica de fisioterapia encaminha, então, essa resposta e o plano solicita novamente a requisição médica. Como a clínica já havia encaminhado o documento original na primeira vez, encaminha uma cópia. Tal procedimento de devolução e retorno de documentos ocorre quatro ou mais vezes ate o processo se regularizar e, enquanto isso, a gestante continua aguardando.

No caso de funcionários submetidos à cirurgia e que precisam de fisioterapia para reabilitação, o Plano de Saúde devolve o pedido e solicita laudo médico e exames. Porém, é certo que o plano já tem todas as informações e documentos, pois o bancário já passou por processo cirúrgico e, portanto, tanto o Plano de Saúde quanto o banco estão informados de todo o processo e das implicações e necessidades do paciente.

No caso de doenças crônicas, como fibromialgia, esta não aparece em laudo de imagem, porém, é constatada por médico especialista a necessidade de tratamento fisioterápico. Mesmo nestes casos, o plano tem devolvido as requisições, solicitando laudo de exame de imagem, o que não se aplica. Dessa forma, vai se atrasando o pagamento. Devido a essa morosidade, algumas clínicas já estão se negando a prestar o serviço, uma vez que não irão receber ou demorarão muito a serem pagas. Há ainda casos de bancários que iniciaram as terapias solicitadas e pagaram de seu próprio bolso, seguros do reembolso. Contudo, o pagamento não vem sendo efetuado pelo Plano de Saúde ou, quando recebem, já passaram por um processo desgastante e prolongado.

O Sindicato já solicitou reunião com os responsáveis pela área de saúde do HSBC, para levar as denúncias e regularizar a situação. “Essa situações são absurdas e inaceitáveis. O banco, como responsável direto pelo adoecimento e pelo consequente aumento dos problemas de saúde, deveria zelar para que seus funcionários fossem bem atendidos e curados, pois é melhor que o bancário realize o tratamento adequado do que, mais tarde, necessite de uma cirurgia e, por isso, venha a se afastar de suas funções ou tornar-se incapacitado”, avalia Edna Andreiu, diretora do Sindicato.

A entidade orienta ainda que os bancários que passarem por situações irregulares informem o Sindicato e denunciem junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio do site www.ans.gov.br ou pelo telefone 0800 701 9656.

Autor: Renata Ortega

Fonte: SEEB Curitiba

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