fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:46 Sem categoria

Mais empregados para a Caixa é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

No final de 2014, foi atingida marca dos 101 mil, mas pouco mais de 3 mil deixaram a empresa este ano por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA)

A necessidade de mais empregados para a Caixa Econômica Federal será tema de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A reunião, solicitada por Erika Kokay (PT-DF) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Caixa, acontece nesta terça-feira (29) a partir das 14h30, no plenário 12 do anexo II.

Participarão do debate o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, e a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Federação.  Os membros da Comissão também foram convocados para participar da audiência. Deverão participar ainda representantes dos aprovados no concurso público realizado em 2014, da Caixa, do Ministério do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O Ministério da Fazenda já recusou o convite.

“A falta de empregados é uma realidade nas unidades da Caixa. É muito importante que esse assunto seja debatido no Congresso, pois é de interesse não apenas da categoria, mas de todos os brasileiros. O que temos hoje são trabalhadores mais sobrecarregados e doentes, e a população enfrentando longas filas e muita espera por atendimento. Enquanto isso, há milhares de concursados aguardam a convocação”, diz Jair Pedro Ferreira.

Para Fabiana Matheus, o lucro líquido do banco no primeiro semestre, de R$ 3,5 bilhões, prova que não há motivos para o esvaziamento do quadro de pessoal. “De forma intransigente e até desrespeitosa, a Caixa alega que não pode contratar por conta do cenário econômico e das limitações orçamentárias. Isso não se justifica, porque o que vemos é a empresa lucrando cada vez mais. Importante salientar, no entanto, que só vamos obter avanços com a mobilização de todos. A luta é difícil e está apenas começando”, afirma.

Segundo a CEE/Caixa, que assessora a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários, a Caixa está autorizada pelos órgãos controladores a ter 103 mil empregados. No final de 2014, foi atingida marca dos 101 mil, mas pouco mais de 3 mil deixaram a empresa este ano por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). Recentemente, a presidente do banco, Miriam Belchior, disse que o remanejamento interno seria a solução para a falta de trabalhadores nas unidades, proposta que já foi rejeitada pelas entidades do movimento sindical e associativo.

 

Fonte: Fenae Net
Close