fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:11 Bradesco, HSBC

Cade inclui Sindicato dos Bancários de Curitiba no processo de compra do HSBC pelo Bradesco

Venda HSBC: Cade autoriza participação do Sindicato no processo

BC nega a acesso a informações, Justiça confirma e Cade aceita Sindicato como interessado.

O acordo da venda ainda dos HSBC ao Bradesco está sendo analisado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas o acesso às informações estava restrito até mesmo ao Sindicato dos bancários de Curitiba e região. Somente na última semana de novembro, o Cade aceitou o Sindicato como terceiro interessado no processo, permitindo acesso às informações.

“Não vemos motivos para aprovação desse processo de forma tão rápida, principalmente por se tratar de duas empresas que estão sendo investigadas em CPIs, Swissleaks e Zelotes (operação da Polícia Federal). Garantir que os trabalhadores tenham voz no processo é uma postura de grande responsabilidade do Cade, que deve tomar uma decisão que vai influenciar na vida de mais de 100 mil trabalhadores”, defende Elias Jordão, presidente do Sindicato.

“Os clientes também aguardam um compromisso concreto e, como o descaso é grande, estão buscando outras instituições e encerrando suas contas no HSBC. Acreditamos que, independente de aprovação ou não, apresentar os planos que atendam às demandas sociais é imprescindível. Os bancários, clientes e a sociedade têm o direito de saber dos acordos que correm em sigilo”, finaliza Elias Jordão.

Paula Padilha

=================================
 Sindicato poderá se manifestar durante o processo para incluir informações e dados que contribuam para a decisão do Cade
08/12/2015
Antônio More – Gazeta do Povo

O HBSC possui cerca de 25 mil empregados no Brasil, sendo 7 mil em Curitiba - Antônio More - Gazeta do Povo

O HBSC possui cerca de 25 mil empregados no Brasil, sendo 7 mil em Curitiba

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região foi aceito como terceira parte interessada no processo que tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e que avalia a compra do HSBC pelo Bradesco. Com a decisão publicada nesta segunda-feira (7), o sindicato poderá se manifestar durante o processo para incluir informações e dados que contribuam para a decisão do órgão regulador em aprovar ou não a aquisição.

O sindicato é contra a compra do HSBC pelo Bradesco. O advogado que defende a categoria em Curitiba, Ivens Henrique Hübert, afirma que o objetivo de participar do processo é barrar a fusão, “tendo em vista que ela é prejudicial para o trabalhador e para a eficiência global”.

Caso a argumentação principal não seja aceita, o sindicato exige a preservação dos empregos até o limite cabível. O HBSC possui cerca de 25 mil empregados diretos e indireto no Brasil, sendo 7,1 mil somente em Curitiba e região, onde o banco britânico mantém suas sedes administrativas.

Até esta quarta-feira (9), o sindicato apresentará ao Cade os documentos que reforçam sua argumentação. A instituição que representa os trabalhadores poderá se manifestar também se observar atos que antecipem a fusão como, por exemplo, a unificação de agências. “O sindicato vai atuar como um fiscalizador do processo”, afirma Hübert.

O Cade continua avaliando o processo de compra do HSBC pelo Bradesco. A decisão deve sair até o fim do primeiro semestre de 2016.

Negócio

Em agosto deste ano, o HSBC fez o anúncio da venda de sua subsidiária brasileira ao Bradesco, pelo valor de US$ 5,2 bilhões (ou R$ 17,6 bilhões). A compra do HSBC foi a maior das 48 aquisições já feitas pelo Bradesco. O HSBC tem 5 milhões de clientes, sendo 1 milhão de alta renda, enquanto 76% das 851 agências do banco estão no Sul e Sudeste.

Com a aquisição, o Bradesco passa de 8,1 mil pontos de atendimento (agências e postos) para 9,4 mil, e encosta no Banco do Brasil no total de agências bancárias em funcionamento no país – 23,8%, contra 23,9% do BB.

 

Fonte: Jéssica Sant’Ana – Gazeta do Povo

http://www.contrafcut.org.br/noticias/cade-inclui-sindicato-dos-bancarios-de-curitiba-no-processo-de-compra-do-hsbc-pe-fbe3

Close