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Por 13:44 Itaú

Banco Itaú Unibanco está com mais reclamações no Banco Central

Insatisfação

Itaú lidera ranking de reclamações de clientes contra bancos ao BC

No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes contra o banco, seguido na lista por Bradesco e Caixa
por Redação RBA, corrigido às 17h45 publicado 15/01/2016 14:23, última modificação 15/01/2016 18:00

Brasília – O Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89.

Os cinco mais reclamados somam 2.146 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação: Itaú, 612 reclamações; Bradesco, 647; Caixa Federal, 616; HSBC, 78; e Santander, 193 reclamações. (Esta nota corrige informação anteriormente publicada, que informava como total as 612 reclamações que dizem respeito apenas ao Itaú.)

O índice corresponde a uma leitura proporcional ao número de correntistas. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (294) foram o principal motivo de reclamação. Em segundo lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (280) e em terceiro, o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).

Em nota, o Itaú respondeu que em 2015 foi incorporado o atendimento de novos negócios e isso gerou um aumento natural no número consolidado de reclamações. “De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa melhor atenção e representam oportunidades. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, disse o banco.

Procurados, o Bradesco e a Caixa ainda não se pronunciaram sobre o ranking.

Com informações da Agência Brasil

Notícia colhida no sítio http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2016/01/bc-divulga-ranking-de-reclamacoes-de-clientes-contra-bancos-7642.html

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Confira a Classificação de Instituições por Índice de Reclamações conforme o levantamento do BACEN

Posição
Instituição Financeira
Índice 1
Reclamações reguladas procedentes 2
Clientes 3
 1º 
ITAU (conglomerado)
10,22
59.840.978
 2º 
BRADESCO (conglomerado)
8,39
77.025.444
 3º 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado)
7,89
78.011.557
 4º 
HSBC (conglomerado)
6,08
12.824.942
 5º 
SANTANDER (conglomerado)
5,76
33.500.961
 6º 
BB (conglomerado)
5,05
56.133.164
 7º 
BANRISUL (conglomerado)
3,06
3.917.957
 8º 
VOTORANTIM (conglomerado)
2,80
3.928.119
 9º 
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S A
0,00
0
5.165.962
10º
SICREDI (conglomerado)
0,00
0
2.218.861

 

1 Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
2 Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
3 Total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
Informação colhida ano sítio http://www.bcb.gov.br/?RANKING
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