fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:46 HSBC

Bancários do HSBC protestam e param agências contra não pagamento da PLR

Sindicatos de todo o país protestam contra não pagamento da PLR

Nas  bases dos sindicatos filiados á FETEC/CUT-PR estão paralisadas as agências de: Arapoti (1), Apucarana (1), Campo Mourão (1), Cornélio Procópio (1), Guarapuava (1), Londrina (4) as agências centro, lago parque, mister Thomas, Tiradentes, Paranavaí (1), Toledo, Umuarama (4)Assis Chateaubriand, Cruzeiro do Oeste, Douradina e Umuarama.Bancários do HSBC de todo o país estão mobilizados nesta segunda-feira, 29, para mostrar sua indignação com a postura do banco de não pagamento da  participação nos Lucros e Resultados (PLR). Em todo o país, os trabalhadores estão realizando paralisações e protestos.

Em Curitiba 18 agências estão fechadas nessa segunda (29) são: Comendador Araújo, Palácio Avenida, Mercês, Bacacheri, Novo Mundo, Alto da XV, Parolin, João Negrão, Centro Cívico, Juvevê, Vila Hauer, Seminário, Água Verde, Cristo Rei, Salgado Filho, Champagnat, Passarela e Hugo Lange.

Para Deonisio Schimidt, funcionário do HSBC e secretário geral da Fetec/CUT-PR, O grande problema do resultado do banco são as exageradas provisões por devedores duvidosos, onde seu volume são decisões da direção do HSBC, que acabam impactando fortemente nas participações de seus trabalhadores. O que o banco não pode negligenciar, é que essas provisões são vendas de TC, seguros, financiamentos, empréstimos, ou seja, trabalho do bancário. Se geramos valores astronômicos, é justo recebermos pelo que produzimos. A luta continua”.

Fetec/Pr

============================================

Bancários do HSBC realizam mobilização nacional

Em Curitiba, 18 agências bancárias estão paralisadas durante todo o dia nesta segunda (29), 


Foto: SEEB CuritibaApós o HSBC se negar a abrir o diálogo sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), bancários de todo o país estão realizando uma mobilização nacional nesta segunda-feira, 29 de fevereiro. Na capital paranaense, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região mantém fechadas, durante todo o dia, 18 agências do banco inglês.

“Os bancários do HSBC estão mobilizados e esperam respeito. Não podemos admitir que o banco deixe o país falando em prejuízo, mas leve no bolso R$ 17 bi. Lutaremos pela garantia dos nossos direitos até o fim. Exigimos garantia de emprego e a nossa Participação nos Lucros”, resume Cristiane Zacarias, coordenadora da COE/HSBC.

“Mesmo com a paralisação dos Centros Administrativos realizada na semana passada, o HSBC continua indiferente aos apelos do movimento sindical pela abertura de diálogo. Esperamos que com a atividade de hoje o banco reveja sua postura de descaso com os trabalhadores. Caso contrário, continuaremos mobilizados até que sejamos ouvidos”, acrescenta o presidente do Sindicato, Elias Jordão.

Histórico
O HSBC anunciou, em 23 de fevereiro, que não fará o pagamento da PLR 2015, nem do Programa Próprio de Remuneração (PPR Administrativo) aos funcionários. A informação foi veiculada em um comunicado interno e a justificava para o não pagamento foi resumida a “considerando o resultado do Grupo HSBC no Brasil”. Apesar disso, o banco ainda não divulgou os resultados de 2015 no país. No dia 24, o Sindicato já havia realizado uma paralisação nos Centros Administrativos HSBC Palácio Avenida, Kennedy, Xaxim e Vila Hauer.

As agências fechadas nessa segunda (29) são: Comendador Araújo, Palácio Avenida, Mercês, Bacacheri, Novo Mundo, Alto da XV, Parolin, João Negrão, Centro Cívico, Juvevê, Vila Hauer, Seminário, Água Verde, Cristo Rei, Salgado Filho, Champagnat, Passarela e Hugo Lange.

Mais informações, em breve.

Renata OrtegaSEEB Curitiba

==========================

Dia de Luta pela PLR mobiliza bancários das quatro agências de Londrina

A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, acompanha a paralisação na agência Centro do HSBCA presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, acompanha a paralisação na agência Centro do HSBC
SEGUNDA-FEIRA, 29/02/2016

Faixa na agência Lago Parque denuncia a postura do banco de negar o direito aos funcionários

As atividades do Sindicato de Londrina no Dia Nacional de Luta dos Funcionários do HSBC pelo pagamento da PLR estão atingindo as quatro agências e a Regional do banco inglês na cidade, que ficarão fechadas durante todo o dia.

Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE HSBC, afirma que somente com muita pressão será possível fazer com que o banco mude seu posicionamento de não pagar este direito aos bancários e bancárias.

“Essa postura aumentou a insatisfação com a forma como o HSBC trata os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Nos últimos quatro anos o banco vem agindo de forma suspeita ao dar calote na PLR, apresentando números que não condizem com a realidade e alterando as regras sem qualquer tipo de negociação com o movimento sindical”.

Valdecir afirma que independente de reestruturações ou da venda do controle acionário, os funcionários estão fazendo sua parte, cumprindo metas altíssimas, mas na hora de dividir o bolo acabam ficando com migalhas ou nada, como foi anunciado agora.

“Soa estranho o banco não apresentar os números do balanço para revelar de quanto foram as perdas. Além do mais, se as coisas estivessem tão feias assim, como explicar o valor de mercado estimado em 5,2 bilhões de dólares”, questiona.

Por Armando Duarte Jr.

=========================================

Sindicato paralisa agência do HSBC para cobrar PLR dos funcionários

A diretoria do Sindicato de Cornélio Procópio está cobrando o pagamento da PLR aos funcionários do HSBCA diretoria do Sindicato de Cornélio Procópio está cobrando o pagamento da PLR aos funcionários do HSBC
SEGUNDA-FEIRA, 29/02/2016

Com cartazes e Carta Aberta, o Sindicato está denunciando
a forma como o HSBC trata os trabalhadores brasileiros

A agência do HSBC em Cornélio Procópio está com o expediente paralisado hoje (29/02), Dia Nacional de Luta dos Funcionários pelo pagamento da PLR 2015.

A diretoria do Sindicato de Cornélio Procópio está realizando o protesto e denunciando o calote que o banco inglês quer dar nos bancários e bancárias através de Carta Aberta e cartazes fixados na fachada da agência.

“Não podemos admitir, que após os funcionários terem trabalhado pesado para cumprir metas, superar as dificuldade e incertezas quanto ao futuro do emprego e terem como prêmio o anúncio de que não receberão a PLR de 2015”, critica Divonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio.

Segundo Divonzir, o banco não divulgou o balanço da filial brasileira, mas já anunciou que não vai pagar a Participação.

“Faltam transparência e respeito aos trabalhadores brasileiros, que pelo quarto ano seguido ficam a ver navios na hora de receber a tão sonhada PLR”, finaliza.

Por Armando Duarte Jr.

 —————————————————-

Protesto na principal agência do HSBC no Vale do Ivaí cobra pagamento da PLR

A agência de Apucarana do HSBC ficará fechada durante todo o dia em protesto pelo pagamento da PLRA agência de Apucarana do HSBC ficará fechada durante todo o dia em protesto pelo pagamento da PLR
SEGUNDA-FEIRA, 29/02/2016

O Sindicato de Apucarana está paralisando hoje (29/02) a principal agência do HSBC na base territorial da entidade, como forma de fortalecer a mobilização nacional pelo pagamento da PLR aos funcionários da filial do banco inglês no país.

Segundo Antonio Pereira da Silva, diretor do Sindicato de Apucarana, o anúncio feito pelo banco de que não fará o pagamento da PLR ampliou a insatisfação entre os bancários e bancárias.

“O clima, que já não era bom, piorou ainda mais, pois todos cumpriram as metas estabelecidas e continuaram trabalhando normalmente, conforme foi orientado pelo próprio banco, mas na hora de receber por isso acabam ficando de mãos vazias”, salienta.

Antonio lembra que nos últimos anos o HSBC vem mudando as regras da PLR para pagar valores inferiores ao que estabelece a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), além de não divulgar os números reais para análise dos Sindicatos.

Por Armando Duarte Jr.  

===============================

Diretores do Sindicato cobram PLR no HSBC

Os diretores do Sindicato de Arapoti, Alex Almeida, José Ubiraci de Oliveira e Carlos Roberto Freitas no protesto na agência do HSBC
Os diretores do Sindicato de Arapoti, Alex Almeida, José Ubiraci de Oliveira e Carlos Roberto Freitas no protesto na agência do HSBC
SEGUNDA-FEIRA, 29/02/2016

A agência do HSBC em Arapoti foi paralisada nessa segunda-feira (29/02), na atividade que integra o Dia Nacional de Luta pelo Pagamento da PLR aos funcionários da filial do banco inglês no Brasil.

O presidente do Sindicato de Arapoti, José Ubiraci de Oliveira, afirma que pegou muito mal o anúncio feito pelo banco na semana passada de que não pagará a segunda parcela da PLR aos funcionários.

“Todo ano eles ficam na expectativa para ver o que será feito da PLR e sempre acabam pagando caro pelos erros cometidos pela gestão do banco. E o pior é que nunca os números são apresentados para justificar mudanças nas regras ou até mesmo, como é o caso deste ano, o não pagamento deste direito”, argumenta.

José Ubiraci lembra que apesar de alegar resultados negativos, enquanto a maioria fica sem PLR ou com valores irrisórios, os executivos são agraciados com verdadeiras fortunas.

Por Armando Duarte Jr.

Close