fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:38 Sem categoria

1º de maio concentrará lutas contra retrocessos nos direitos da classe trabalhadora

Em Curitiba, ato acontecerá na Praça Rui Barbosa às 14h

Movimento sociais e sindicais preparam, em todo o Brasil, atos de luta para barrar os retrocessos nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. De acordo com a organização do ato, este 1º de maio será concentrado na resistência em virtude da ameaça iminente de retirada de direitos em um eventual governo de Michel Temer (PMDB) e Eduardo Cunha (PMDB). Em Curitiba, o ato acontecerá na Praça Rui Barbosa a partir das 14h com muita luta, atividades culturais e programação para as crianças.
“Há uma evidente sinalização de retirada de direitos da classe trabalhadora, bem como, um crescimento da repressão contra trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Este 1º de maio é verdadeiramente um dia de luta e resistência”, avalia a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

Uma série de projetos de lei, nocivos aos trabalhadores, que tramitam no Congresso Nacional podem ser rapidamente aprovados em um eventual governo dos peemedebistas. Esses projetos agradam a bancada do empresariado e a chamada bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia).

Entre os projetos em tramitação destaca-se o PLS 30/2015, aprovado na Câmara como PL 4.330/2004, que escancara as terceirizações em todo o Brasil. Caso aprovado pelo Senado e sancionado pela Presidência da República, a proposta deve retirar os direitos trabalhistas de milhões de trabalhadores em todo o Brasil. Redução de salário, ampliação da jornada, fim de benefícios como 13º salário e férias e maior risco de acidentes de trabalho são algumas das consequências previstas por especialistas.
Outras pautas conservadoras como o fim, ou flexibilização, do estatuto do desarmamento, já aprovado em comissão na Câmara Federal no ano passado, e também a redução da maioridade penal para 16 anos devem entrar na pauta conservadora em um eventual governo de Michel Temer. Há ainda PEC 215 que transfere para o poder legislativo a palavra final na demarcação de terras indígenas.

“Sabemos que muitos destes projetos acabaram engavetados, temporariamente, no legislativo pelo conhecimento de que seus pontos mais polêmicos, ou mesmo os projetos na íntegra, seriam vetados pela presidência da República. Mas caso Temer e seus comparsas sejam bem-sucedidos no golpe, evidentemente, não teremos mais essa garantia, muito pelo contrário”, pondera a presidenta da CUT Paraná.

Outros retrocessos sociais possíveis, fruto da articulação do PMDB do deputado Eduardo Cunha com a bancada evangélica são os estatutos da família e do nascituro. Enquanto o primeiro propõe regras determinando o que pode ser considerado uma família (retirando todo e qualquer direito da comunidade LGBT), o segundo elimina qualquer possibilidade do aborto, mesmo em casos já previstos em lei como das mulheres vítimas de estupro, e criminaliza a atuação das equipes de saúde.

“Mas este é só começo. Obviamente a política econômica também vai privilegiar o capital especulativo, com ampliação de juros e impostos para os setores mais populares. Enquanto o andar de cima, aquele que apoia o golpe, terá todas as facilidade. A possibilidade de um arrocho na economia também é latente. Por isso, neste 1º de maio, todos e todas nas ruas em defesa dos nossos direitos”, finaliza Regina.
Serviço: 1º de Maio
Data:
Domingo, 1º de maio de 2016.
Horário: 14 horas
Local: Praça Rui Barbosa, Centro. Curitiba.
Escrito por: CUT Paraná

Notícia colhida no sítio:http://www.cutpr.org.br/destaques/1928/1-de-maio-concentrara-lutas-contra-retrocessos-nos-direitos-da-classe-trabalhadora

========================================

1º de Maio da CUT: confira a agenda de mobilizações pelo país

Por mais direitos e democracia, atos pelo Brasil denunciará o golpe

Arte: Mgiora

Com o tema “Brasil: Democracia + Direitos”, o 1° de maio da CUT deste ano vai reunir os movimentos sociais, estudantis, de mulheres, negros, LGBT, juristas, intelectuais, artistas e todos que estão na luta contra o golpe de Estado em curso no Brasil e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Confira a agenda de mobilização pelos estados:

 

Alagoas

Cidade: Maceió

7hs Concentração no Poste 7 (Praia) caminhada até Alagoinha (2 KM)

Por volta das 12hs em Alagoinha termina com Ato Político e Cultura pela Democracia – Movimento Sindical e Movimentos Sociais

Amapá

Cidade: Macapá

A comemoração do dia dos trabalahdores será no dia 6 de maio na inauguraçãod a Sede da CUT Amapá.

 

Bahia

Cidade: Salvador

Ato político cultural Em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos, a partir das 11h no Farol da Barra

Ato ecumênico às 11h ,depois atrações culturais. As 15h o ato político  com previsão de término para 18h.

Outras 13 cidades terão atos na Bahia:

Itabuna, Eunápolis, Vitoria da Conquista, Paulo Afonso, Camaçari, Vale Jiquiriçá, Valença, Santo Antônio de Jesus e outras

Distrito Federal

Cidade: Brasilia

A CUT Brasília realizará uma Virada Cultural (Eixo Monumental Setor Divulgação Cultural – estacionamento da Funarte – entre a Torre de TV e a Funarte) do dia 30 de abril para o dia 1º de maio, o evento terá início às 16h horas com apresentação teatral para as crianças e a partir das 19h shows com artistas da cidade. No dia 1º será realizado um ato unificado com as frentes e logo após o ato, enceramento com uma roda de samba.

 

Ceará

Cidade: Fortaleza

01/05 – Concentração será às 8h na Areninha do Pirambu. Logo após terá uma caminha pela Avenida Presidente Castelo Branco e encerramento com ato político no Cuca da Barra.

Cidade: Icó-CE

Concentração às 7:30 na Balão de Padre Cícero

 

Goiás

Cidade: Goiânia

30/04 a 01/05 – No sábado a atividade começa 10h, na Praça do Trabalhador. No domingo, 01, a festa continuará, com sorteios e apresentações musicais, com encerramento previsto para as 11 horas.

 

Maranhão

Cidade: São Luis

01/05 – Caminhada do Trabalhador às 9h, na Praça João Lisboa

 

Minas Gerais

Cidade: Belo Horizonte

01/05 – Ato em defesa da democracia e contra o golpe, às 10h. Marcha da Praça Afonso Arinos até a Praça da Liberdade; Ato político-cultural na Praça da Liberdade; Lançamento do Acampamento da Democracia.

 

Pará

Cidade: Belém

Grande ato cultural na praça da República, local central da cidade, com participação dos movimentos populares

 

Paraíba

Cidade: João Pessoa

Ato “Democrassoca” uma alusão ao muriçocas do Miramar um bloco de carnaval

Sairá da praça das muriçocas até o busto de Tamandaré. Com manifestações culturais e políticas

 

Paraná

Cidade: Curitiba

29/04 – O ato lembrará um ano do massacre contra os professores. A concentração começa às 14h, na Praça Rui Barbosa.

 

Pernambuco

Cidade de Recife

Acampamento desde o dia 25 na Praça do Derby

Dia 01, caminhada a partir das 9hs pelo centro de Recife, terminando na Rua da Moeda (Recife Velho). Ato Político a partir das 12hs e a partir das 14hs Ato Cultura (Junto com tradicional Festa da Lavadeira)

 

Piauí

Cidade: Teresina

Café da Manha com tod@s Trabalhador@s oferecido pela CUT PI,  na praça Rio Branco às 9 horas da manhã de sábado dia 30 nesse evento dialogaremos com a população sobre Democracia, direitos ameaçados, impeachment é golpe e panfletagem todas entidades que tiverem interesse na pauta venham lutar conosco por um Brasil melhor para tod@s!!!

 

Rio Grande do Sul

Cidade: Porto Alegre

Ato a partir das 10 horas Junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção

Ato com Movimento Sindical e Movimentos Sociais

 

Paraná

Cidade: Curitiba

29/04 – O ato lembrará um ano do massacre contra os professores. A concentração começa às 14h, na Praça Rui Barbosa.

 

São Paulo

01/05 – Assembleia Popular da Classe Trabalhadora contra o Golpe, na Defesa da Democracia e Por Nossos Direitos, no Vale do Anhangabaú a partir das 10h.

Cidade: Praia do Camburi, no município de São Sebastião-SP.

01/05 – Caminhada dos Trabalhadores às 7h, na Praça dos Namorados

Cidade: Campinas

01/05 – As 9hs missa dos Trabalhadores – Catedral Metropolitana de Campinas

A  Partir das 14 horas – Ato Político e Cultural – Praça de Esportes Amil Rached

Cidade: Bauru

01/05 – A partir das 18 horas – Local: Vitória Regia – Ato político, shows e roda de samba

Cidade: São Bernardo

A Partir das 10 horas – Local Espaço de Eventos Poliesportivos (Av. Kennedy)

Santa Catarina

Cidade: Florianópolis

28/04 – Dia Nacional de Luta: aulão da democracia às 17h na UFSC no varandão puxado pelos centros acadêmicos de letras, cinema,  jornalismo, design e cênicas.

Cidade: Chapecó

01/05 – Concentração às 16h em frente à Igreja Católica do Bairro Collato

Escrito por: CUT Nacional • Publicado em: 27/04/2016 – 09:31 • Última modificação: 28/04/2016 – 11:28

Notícia colhida no sitio:http://www.cut.org.br/noticias/1-de-maio-da-cut-confira-a-agenda-de-mobilizacoes-pelo-pais-b44b/

Close